FORMAÇÃO E DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DE FORMADORES DE PROFESSORES: O CASO DOS PROFESSORES DE MATEMÁTICA DA UFPA
DOI:
https://doi.org/10.23925/2358-4122.2020v7i2p255-260Resumo
Esta resenha crítica refere-se a uma tese defendida no Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática pela Universidade Estadual de Campinas em 2000. A tese intitulada Formação e Desenvolvimento Profissional de Formadores de Professores: o caso dos professores de matemática da UFPA, de Tadeu Oliver Gonçalves sob orientação de Dario Fiorentini, discutiu a formação de professores, mais especificamente sobre os formadores de professores de matemática e destacou a experiência como formadora e principal responsável pelo desenvolvimento profissional docente. Considera-se a relevância desse estudo para as discussões em torno do desenvolvimento profissional de professores, pois apresentou contribuições para o campo no âmbito regional, no que consiste a formação de professores de matemática no Pará, o contexto da educação básica paraense (1989 à 1995) e a relação entre a formação de professores de matemática e a educação básica; e no âmbito nacional, as reflexões em torno do repertório conceitual sobre a formação docente e do protagonismo da região norte no âmbito das discussões em torno da formação docente.
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GONÇALVES, T. O. Formação e desenvolvimento profissional de formadores de professores: o caso dos professores de matemática da UFPA. Orientador: Dario Fiorentini. 2000. 206 f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2000.
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