FORMAÇÃO E DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DE FORMADORES DE PROFESSORES: O CASO DOS PROFESSORES DE MATEMÁTICA DA UFPA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/2358-4122.2020v7i2p255-260

Resumo

Esta resenha crítica refere-se a uma tese defendida no Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática pela Universidade Estadual de Campinas em 2000. A tese intitulada Formação e Desenvolvimento Profissional de Formadores de Professores: o caso dos professores de matemática da UFPA, de Tadeu Oliver Gonçalves sob orientação de Dario Fiorentini, discutiu a formação de professores, mais especificamente sobre os formadores de professores de matemática e destacou a experiência como formadora e principal responsável pelo desenvolvimento profissional docente. Considera-se a relevância desse estudo para as discussões em torno do desenvolvimento profissional de professores, pois apresentou contribuições para o campo no âmbito regional, no que consiste a formação de professores de matemática no Pará, o contexto da educação básica paraense (1989 à 1995) e a relação entre a formação de professores de matemática e a educação básica; e no âmbito nacional, as reflexões em torno do repertório conceitual sobre a formação docente e do protagonismo da região norte no âmbito das discussões em torno da formação docente.  

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Cristiane do Socorro dos Santos Nery, Universidade Federal do Pará/Universidade Federal do Amapá

Docente do Curso de Licenciatura Intercultural Indígena da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP). Doutoranda em Educação em Ciências e Matemáticas pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Mestre em Educação e Graduada em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade do Estado do Pará (UEPA). Líder do Grupo de Estudos, Pesquisas e Práticas Interculturais em Ciências da Natureza e Matemática (GECIM/UNIFAP). Membro do Grupo de Pesquisa sobre Práticas Socioculturais e Educação Matemática (GPSEM/UFPA).

Hanna Patrícia da Silva Bezerra, Universidade Federal do Pará/Instituto Federal do Amapá

Docente do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal do Amapá (IFAP). Doutoranda em Educação em Ciências e Matemáticas pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Mestra em Ciências pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Graduada em Licenciatura Plena em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Amapá (UNIFAP).

Referências

GONÇALVES, T. O. Formação e desenvolvimento profissional de formadores de professores: o caso dos professores de matemática da UFPA. Orientador: Dario Fiorentini. 2000. 206 f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2000.

Downloads

Publicado

2020-08-31

Como Citar

Nery, C. do S. dos S., & Bezerra, H. P. da S. (2020). FORMAÇÃO E DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DE FORMADORES DE PROFESSORES: O CASO DOS PROFESSORES DE MATEMÁTICA DA UFPA. Ensino Da Matemática Em Debate, 7(2), 296–302. https://doi.org/10.23925/2358-4122.2020v7i2p255-260

Edição

Seção

Resumos, Resenhas e Entrevistas