GRAFOS: uma nova visão da relação de Euler e os Poliedros regulares

Anna Karla Barros da Trindade, Francisco de Paula Santos de Araújo Júnior, Fabiano dos Santos Nascimento

Resumo


No objetivo de transformar o ensino de matemática mais atrativo para os alunos, e, também para os professores de matemática da educação básica, foi proposto um estudo mais sofisticado sobre a relação de Euler e os sólidos platônicos (conhecidos também como poliedros de Platão). A relação de Euller sem duvidas é um resultado bastante importante na matemática assim como a demonstração da existência de apenas cinco poliedros regulares. No entanto, estes resultados são bastante previsíveis, pela forma que os professores ensinam este tópico nas escolas, deixando as aulas de geometria desestimulantes aos alunos. Sendo assim, na perspectiva de enriquecer o ensino de geometria no ensino médio, buscou-se inserir uma nova forma de demonstrar a relação de Euler e os poliedros regulares, introduzindo assim uma ferramenta pouco conhecida no ensino médio, teoria dos grafos. Tais demonstrações não possuem artifícios tão diretos, porém, foi necessário introduzir esse estudo com alguns conceitos e exemplos importantes como poliedros, poliedros convexos e não convexos, poliedros regulares, grafo, grau de um vértice, grafos Eulerianos, grafos conexos, grafos planares, isomorfismo entre grafos, grafos regulares e alguns teoremas relevantes. Como consequência desse estudo, foi possível perceber que a relação de Euller e os poliedros regulares podem ser ensinados de maneira simples e interessante com a utilização dos grafos.


Palavras-chave


poliedros regulares. Relação de euller. Grafos. Ensino de matemática.

Texto completo:

PDF

Referências


COSTA, Polyanna Possani da, Teoria de Grafos e suas Aplicações/ Polyanna Possani da Costa Rio Claro: [s.n.], 2011.

CAVALCANTE, Fabiana Nascimento Santos, SILVA, Severino Domingos Santos, Grafos e suas aplicações, São Paulo 2009.

FREITAS, Janderson dos Santos de, O TEOREMA DE EULER PARA POLIEDROS E A TOPOLOGIA DOS GRAFOS NO ENSINO BÁSICO / Janderson dos Santos de Freitas. – 2017.

JUAKIEWIEZ, Samuel, Grafos – uma introdução. Rio de Janeiro 2009.

JUSTINO, Ana Paula Rodrigues. Poliedros de Platão. 2012.

LOPES, Samuel António. Métodos Finitos em Matemática. 2011.

MARTINATTO, Mariângela Andrade. Geometria Espacial no Ensino Médio: sugestões de atividades e avaliações para o conteúdo de Prismas e Pirâmides. 2013. Dissertação de Mestrado.

MIALICH, Flávia Renata. Poliedros e Teorema de Euler. 2013.

SILVA, Ataiz Souza. O Teorema de Euler e algumas aplicações. 2015.

VIÇOSA, Federal de Viçosa-Câmpus. Mota, Ayrton Pereira da, 1980-M917e 2014. 2014. Tese de Doutorado. Universidade Federal de Viçosa.




DOI: https://doi.org/10.23925/2358-4122.2020v7ip130-151

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2020 Ensino da Matemática em Debate (ISSN 2358-4122)

Indexadores:

      

  


Os artigos publicados não expressam necessariamente a opinião da revista e são de responsabilidade exclusiva dos autores.


Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional