TOPOLOGIA DO CIBERESPAÇO: redes sociais, aprendizagem colaborativa e matemática para além da sala de aula

Autores

  • Ana Carolina Carius Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.23925/2358-4122.2020v7i2p1-24

Palavras-chave:

Ciberespaço, Aprendizagem Colaborativa, Análise de Redes Sociais (ARS), Matemática

Resumo

O presente trabalho apresenta o estudo da relação social e colaborativa no ciberespaço entre os estudantes de uma turma de ensino médio.  Foi escolhido, como público participante, o grupo de estudantes matriculados em um curso técnico em química integrado de uma escola técnica da região metropolitana do estado do Rio de Janeiro.  Objetivou-se, a partir da proposição de uma atividade em grupo à qual integrou matemática e química, analisar o comportamento dos estudantes no ciberespaço, do ponto de vista colaborativo, e a importância desta interação para a realização da atividade.  Como metodologia de pesquisa se utilizou a pesquisa-ação para a análise offline dos atores envolvidos e a observação participante para a análise online dos mesmos atores, atuantes em uma rede social.   A Análise de Redes Sociais (ARS) foi o instrumento usado para o mapeamento do ciberespaço e caracterização das interações entre os estudantes.  Com base nos resultados da ARS, em conjunto com a análise dos trabalhos apresentados pelos grupos envolvidos na atividade, concluiu-se que os grupos com maior interação na rede social obtiveram maior competência na apresentação do produto final da atividade, bem como compreenderam com maior nitidez os objetivos desta, desenvolvendo diversas habilidades extracurriculares.  Portanto o ciberespaço, particularmente representado pelas redes sociais, conduz a uma nova forma de construção e disseminação do conhecimento, modificando as relações sociais também no ambiente educacional.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Ana Carolina Carius, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro

Doutora em Modelagem Computacional pelo Laboratório Nacional de Computação Científica (2012), mestre em Modelagem Computacional pelo Laboratório Nacional de Computação Científica (2006) e licenciada em Matemática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2003). Professora do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ) e professora adjunta da Universidade Católica de Petrópolis (UCP), atuando nos cursos de graduação em engenharia e como professora colaboradora do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE) da mesma universidade. Realiza pesquisa nos seguintes temas: ambientes educativos inovadores, tecnologia educacional, aprendizagem colaborativa, STEM, modelagem matemática e simulações numéricas.

Referências

BARABÁSI, A. L. Linked. How Everything is Connected to Everything else and what it means for Business, Science and Everyday Life. Cambridge: Plume, 2003.

BASTOS, M. T.; RECUERO, R.; ZAGO, G. Encontros e desencontros entre TAR e ARS: o laço fraco entre teoria e método. Contemporânea: comunicação e cultura, v.12, n.3, set./dez. 2014.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília-DF, 2018.

BOALER, J. Mentalidades Matemáticas. Porto Alegre: Penso, 2018.

GÓMEZ, A. I. P. Competências ou pensamento prático? A construção dos significados de representação e de ação. In: SACRISTÁN, J. G; GÓMEZ, A. I. P.; RODRIGUEZ, J. B. M.; SANTOMÉ, J. T.; RASCO, F. A.; MÉNDEZ, J. M. A. Educar por competências: o que há de novo? Porto Alegre: Artmed, 2011, p. 64-114.

GONZÁLEZ, F.; VÁTTIMO, S. Processos de Inteligencia Colectiva y Colaborativa en el Marco de Tecnologías WEB 2.0: Conceptos, Problemas y Aplicaciones. In: Anuario de Investigaciones, v. XIX, Universidad de Buenos Aires, Argentina, 2012.

LATOUR, B. Reagregando o social. Salvador: Edufba, 2012.

LÜDKE, M.; ANDRÉ, M. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.

LÉVY, P. Cibercultura. São Paulo: Editora 34, 1999.

RECUERO, R. Redes sociais na internet. 2a edição. Porto Alegre: Sulina, 2018.

RECUERO, R.; BASTOS, M.; ZAGO, G. Análise de Redes para Mídia Social. Porto Alegre: Sulina, 2018.

TARDIF, M. Saberes Docentes e Formação Profissional. 17a edição. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.

THIOLLENT, M. Metodologia da pesquisa-ação. 18a edição. São Paulo: Cortez, 2011.

WAGNER, T. The Global Achievement Gap: why even our best schools don’t teach the new survival skills our children need – and what we can do about it. New Your: Basic Books, 2008.

ZABALA, A.; ARNAU, L. Como aprender e ensinar competências. Porto Alegre: Artmed, 2010.

Downloads

Publicado

2020-08-31

Como Citar

Carius, A. C. (2020). TOPOLOGIA DO CIBERESPAÇO: redes sociais, aprendizagem colaborativa e matemática para além da sala de aula. Ensino Da Matemática Em Debate, 7(2), 1–28. https://doi.org/10.23925/2358-4122.2020v7i2p1-24

Edição

Seção

Artigos