TOPOLOGIA DO CIBERESPAÇO: redes sociais, aprendizagem colaborativa e matemática para além da sala de aula
DOI:
https://doi.org/10.23925/2358-4122.2020v7i2p1-24Palavras-chave:
Ciberespaço, Aprendizagem Colaborativa, Análise de Redes Sociais (ARS), MatemáticaResumo
O presente trabalho apresenta o estudo da relação social e colaborativa no ciberespaço entre os estudantes de uma turma de ensino médio. Foi escolhido, como público participante, o grupo de estudantes matriculados em um curso técnico em química integrado de uma escola técnica da região metropolitana do estado do Rio de Janeiro. Objetivou-se, a partir da proposição de uma atividade em grupo à qual integrou matemática e química, analisar o comportamento dos estudantes no ciberespaço, do ponto de vista colaborativo, e a importância desta interação para a realização da atividade. Como metodologia de pesquisa se utilizou a pesquisa-ação para a análise offline dos atores envolvidos e a observação participante para a análise online dos mesmos atores, atuantes em uma rede social. A Análise de Redes Sociais (ARS) foi o instrumento usado para o mapeamento do ciberespaço e caracterização das interações entre os estudantes. Com base nos resultados da ARS, em conjunto com a análise dos trabalhos apresentados pelos grupos envolvidos na atividade, concluiu-se que os grupos com maior interação na rede social obtiveram maior competência na apresentação do produto final da atividade, bem como compreenderam com maior nitidez os objetivos desta, desenvolvendo diversas habilidades extracurriculares. Portanto o ciberespaço, particularmente representado pelas redes sociais, conduz a uma nova forma de construção e disseminação do conhecimento, modificando as relações sociais também no ambiente educacional.
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