FORMAÇÃO DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS SOBRE FRAÇÕES: CONTRIBUIÇÕES DA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL
DOI:
https://doi.org/10.23925/2358-4122.2020v7i2p25-47Palavras-chave:
Formação de professores, Atividade de Ensino, Matemática, Frações.Resumo
O artigo analisa experiências de formação com professores dos anos iniciais que ensinam matemática, desenvolvidas em duas instituições, buscando compreender indícios de mudanças qualitativas na aprendizagem dos professores envolvidos. O corpus de análise está organizado em dois projetos de formação docente sobre frações, realizados, respectivamente, nos anos de 2013 e 2016. Buscamos na perspectiva da Teoria Histórico-Cultural pressupostos para produção de dados sobre conhecimentos de professores para discussões relativas ao ensino de frações, evidenciando ações reveladoras do processo de formação dos participantes. As análises sinalizam que nesse movimento formativo a atividade de ensino, entendida como atividade principal do professor com base em Leontiev (1978, 1983), constituiu-se como unidade mediadora entre a pesquisa (nos objetivos de investigação) e os sujeitos participantes (nos objetivos de formação). Desse modo, torna-se premissa e produto, base de organização dessas formações. Concluímos o artigo evidenciando que a necessidade dos professores de organizar o ensino de frações, ao criar situações de ensino, objetivou-se em motivo para fazê-lo, promovendo a apropriação de conhecimentos; e que uma proposta se constitui como formadora, que privilegia a coletividade, quando as ações por ela promovidas e desenvolvidas pelo professor conduzem à significação da atividade de ensino.
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