A ETNOMATEMÁTICA COMO ALTERNATIVA ÀS METODOLOGIAS DE DOCENTES QUE ENSINAM MATEMÁTICA EM ESCOLAS DO CAMPO

Maria Jacqueline da Silva, Marcelo Henrique Gonçalves de Miranda

Resumo


Este artigo apresenta os resultados do recorte de uma pesquisa mais ampla desenvolvida junto ao curso de Matemática-Licenciatura vinculado ao Núcleo de Formação Docente, Campus do Agreste, da Universidade Federal de Pernambuco. O estudo teve como campo empírico o cenário de observações de aulas de Matemática (metodologias e apresentação dos conceitos matemáticos) de seis docentes distribuídos em quatro escolas multisseriadas do campo, no município de São Caetano-PE. A pesquisa teve como objetivo compreender como os conceitos matemáticos e as metodologias de ensino e aprendizagem são utilizados no cotidiano das referidas escolas. E como recurso teórico-metodológico, partimos do campo de construção de conhecimento sobre a educação e escola do campo e da Etnomatemática. O percurso metodológico seguiu o viés qualitativo, sob a análise de conteúdo em que foram aplicadas as técnicas de coleta de dados da observação não participante e questionário com os sujeitos da pesquisa. Embora tenhamos constatado metodologias de ensino de Matemática no campo que se aproximaram da perspectiva da Etnomatemática, ainda o cenário de aulas de Matemática em classes multisseriadas é marcado por metodologias de ensino que não englobam as especificidades do campo nem a valorização dos saberes dos indivíduos dessas localidades. Nessa perspectiva, a pesquisa aponta a importância de metodologias de ensino vinculadas a tendência de ensino da Etnomatemática, ao qual contribui para uma metodologia que influência a prática docente nesta modalidade de ensino, visando em um ensino de Matemática articulando os conhecimentos científicos e os conhecimentos (cotidiano) campesino, bem como tornar prazerosos o trabalho dos referidos docentes.  


Palavras-chave


Educação do Campo; Etnomatemática; Prática docente; Classes multisseriadas; Ensino e aprendizagem da Matemática

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DOI: https://doi.org/10.23925/2358-4122.2020v7i2p48-70

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