A ETNOMATEMÁTICA COMO ALTERNATIVA ÀS METODOLOGIAS DE DOCENTES QUE ENSINAM MATEMÁTICA EM ESCOLAS DO CAMPO
DOI:
https://doi.org/10.23925/2358-4122.2020v7i2p48-70Palavras-chave:
Educação do Campo, Etnomatemática, Prática docente, Classes multisseriadas, Ensino e aprendizagem da MatemáticaResumo
Este artigo apresenta os resultados do recorte de uma pesquisa mais ampla desenvolvida junto ao curso de Matemática-Licenciatura vinculado ao Núcleo de Formação Docente, Campus do Agreste, da Universidade Federal de Pernambuco. O estudo teve como campo empírico o cenário de observações de aulas de Matemática (metodologias e apresentação dos conceitos matemáticos) de seis docentes distribuídos em quatro escolas multisseriadas do campo, no município de São Caetano-PE. A pesquisa teve como objetivo compreender como os conceitos matemáticos e as metodologias de ensino e aprendizagem são utilizados no cotidiano das referidas escolas. E como recurso teórico-metodológico, partimos do campo de construção de conhecimento sobre a educação e escola do campo e da Etnomatemática. O percurso metodológico seguiu o viés qualitativo, sob a análise de conteúdo em que foram aplicadas as técnicas de coleta de dados da observação não participante e questionário com os sujeitos da pesquisa. Embora tenhamos constatado metodologias de ensino de Matemática no campo que se aproximaram da perspectiva da Etnomatemática, ainda o cenário de aulas de Matemática em classes multisseriadas é marcado por metodologias de ensino que não englobam as especificidades do campo nem a valorização dos saberes dos indivíduos dessas localidades. Nessa perspectiva, a pesquisa aponta a importância de metodologias de ensino vinculadas a tendência de ensino da Etnomatemática, ao qual contribui para uma metodologia que influência a prática docente nesta modalidade de ensino, visando em um ensino de Matemática articulando os conhecimentos científicos e os conhecimentos (cotidiano) campesino, bem como tornar prazerosos o trabalho dos referidos docentes.
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