Resolução de problemas envolvendo função afim e semelhança de triângulos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/2358-4122.2020v7i3p28-46

Palavras-chave:

Resolução de Problemas, Ensino de Matemática, Geometria.

Resumo

Considerando a Resolução de Problemas com base da tríade professor-aluno-conhecimento matemático, o presente trabalho almeja contribuir para que o estudante agregue uma estratégia diferente para resolver problemas envolvendo função afim. Motivados por dificuldades apresentadas pelos estudantes que desejam ingressar no Ensino Superior, parte-se de uma perspectiva de resolução baseada na função afim que usualmente ocorre determinando a lei da função, para uma proposta diversa, que utiliza a semelhança de triângulos. As atividades tratam dos temas do cotidiano como consumo e conta de água e imposto de renda. Elas convidam o estudante a interpretar os dados de um problema, analisar e interpretar gráficos de funções no plano cartesiano, relacionar os conceitos e os procedimentos matemáticos que envolvem álgebra e geometria, bem como estabelecer um plano de solução para os problemas propostos. As atividades foram aplicadas em uma turma de um curso pré-vestibular, permitindo, dessa forma, observar as resoluções apresentadas, apresentar uma análise dos questionários de perfil dos participantes e uma avaliação da prática tanto por parte dos estudantes como retrospecto, quanto do professor no que se refere à metodologia e aos resultados.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Marcelo Martins Correa, Escola de Ensino Médio Mário Quintana - Pelotas/RS

Professor do Ensino Básico nas escolas Mário Quintana e Colégio Gonzaga em Pelotas - RS.

Cinthya Maria Schneider Meneghetti, Universidade Federal do Rio Grande

Professora associada da área de Matemática no Instituto de Matemática, Estatística e Física (IMEF) da Universidade Federal do Rio Grande (FURG).

Cristiana Andrade Poffal, Universidade Federal do Rio Grande

Professora associada da área de Matemática no Instituto de Matemática, Estatística e Física (IMEF) da Universidade Federal do Rio Grande (FURG).

Referências

BRANDT, C., MORETTI, M. Ensinar e aprender matemática: possibilidades para a prática educativa [online]. Ponta Grossa: Editora UEPG, 2016.

BRASIL, MEC. Base Nacional Comum Curricular. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdfAcesso em: 17 fev. 2020.

DANTE, L. R. Didática da Resolução de Problemas de Matemática. São Paulo: Ática, 2002.

DUVAL, R. Semiósis e pensamento humano: registro semiótico e aprendizagens intelectuais. São Paulo: Editora da Livraria da Física, 2009.

FUVEST. Vestibular FUVEST. FUVEST, 2013. Disponível em: <http://acervo.fuvest.br/fuvest/2013/fuv2013_1fase_prova_V.pdf>. Acesso em: 15 out 2017.

MEC. Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) - 2 a aplicação. INEP, 2010. Disponível

em: <http://download.inep.gov.br/educacao_basica/enem/provas/2010/AZUL_quinta-feira_GAB.pdf>. Acesso em: 15 out. 2017.

ONUCHIC, L. R. Ensino-aprendizagem de matemática através da resolução de problemas. In: BICUDO, M. A. V. (Ed.). Pesquisa em movimento. [S.l.]: UNESP, 1999. cap. 12, p. 199–220.

POLYA, G. A Arte de Resolver Problemas: Um Novo Aspecto do Método Matemático. Rio de Janeiro: Interciência, 1977.

SMOLE, K. S. Alfabetização matemática: implicações para ensino e aprendizagem da matemática escolar. APASE, São Paulo, ano XIII, n. 28, 28 jul. 2012. Suplemento Pedagógico, p. 4-6.

Downloads

Publicado

2020-12-29

Como Citar

Martins Correa, M., Schneider Meneghetti, C. M., & Andrade Poffal, C. (2020). Resolução de problemas envolvendo função afim e semelhança de triângulos. Ensino Da Matemática Em Debate, 7(3), 28–46. https://doi.org/10.23925/2358-4122.2020v7i3p28-46

Edição

Seção

Artigos