INVESTIGAÇÕES MATEMÁTICAS NA SALA DE AULA DOS AUTORES: JOÃO PEDRO DA PONTE; JOANA BROCARDO E HELIA OLIVEIRA

Nathalia de Melo Azevedo

Resumo


A respectiva obra faz parte da coleção Tendências em Educação Matemática.Voltada para futuros professores e para profissionais da área de Investigação Matemática que buscam, de diversas formas refletir sobre a Educação Matemática, tendo como princípio que todos podem produzir Matemática nas suas diferentes expressões.

As ideias apresentadas neste livro, foram experimentadas e refinadas ao longo de todo o percurso de investigação que se iniciou em Portugal nos anos de 1980 e 1990, incluindo em vários projetos e diversas teses de mestrado e doutorado associados com o uso de novas tecnologias

Nele, os autores portugueses analisam como as práticas de investigação desenvolvidas por matemáticos, podem ser trazidas para a sala de aula, mostrando resultados de pesquisas, ilustrando as vantagens e dificuldades de se trabalhar com tal perspectiva em Educação Matemática. Analisam ainda, os papéis de alunos e professores quando lidam com problemas no processo investigativo em áreas como geometria, estatística e aritmética.


Palavras-chave


Educação Matemática.Investigação Matemática.Tendências em Educação Matemática.

Texto completo:

PDF

Referências


PONTE, J. P.; BROCARDO, J.; OLIVEIRA, H. INVESTIGAÇÃO MATEMÁTICA NA SALA DE AULA.2ª.EDIÇÃO. BELO HORIZONTE: AUTÊNTICA, 2009.160 P.




DOI: https://doi.org/10.23925/2358-4122.2020v7i2p261-265

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2020 Ensino da Matemática em Debate (ISSN 2358-4122)

Indexadores:

      

  


Os artigos publicados não expressam necessariamente a opinião da revista e são de responsabilidade exclusiva dos autores.


Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional