O LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA (LEM) NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA

Deborah Oliveira da Fonseca, Jorge Henrique Gualandi

Resumo


Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa que buscou responder como o Laboratório de Ensino de Matemática (LEM) contribui para a Formação Continuada (FC) de professores que ensinam matemática. Para tanto, foi realizada uma Pesquisa qualitativa do tipo Estudo de Caso no LEM do Instituto Federal do Espírito Santo – Ifes Campus Cachoeiro de Itapemirim, em um curso de FC com professores atuantes em redes municipais de ensino do estado de Minas Gerais. O objetivo se deu em investigar as contribuições desse LEM na FC desses professores. Assim, fundamentou-se em pressupostos teóricos acerca do ensino de matemática via LEM, bem como uma revisão de literatura sobre a temática. Para desenvolver a pesquisa utilizou-se a entrevista estruturada e discussão dos dados articulada com os pressupostos teóricos. Concluiu-se que o LEM contribui para o aperfeiçoamento de professores que ensinam matemática, pois proporciona o conhecimento e aprendizado de metodologias diversificadas, bem como discussões e reflexões de suas práticas.


Palavras-chave


Laboratório de Ensino de Matemática; Formação continuada; Contribuições.

Texto completo:

PDF

Referências


BOGDAN, R.; BIKLEN, S. Investigação qualitativa em educação. Porto (Portugal), Porto. 1994.

COSTA, J. G. O laboratório de Educação Matemática na formação continuada do professor de matemática. 2014. 126f. Dissertação de Mestrado em Educação em Ciências e Matemática. Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação – Mestrado em Educação em Ciências e Matemática, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2014.

LOPES, J. A.; ARAUJO, E. A. O Laboratório de Ensino de Matemática: implicações na formação de professores. Zetetiké, v. 15, n. 1, 2007.

LORENZATO, S. (org.). O Laboratório de Ensino de Matemática na Formação de Professores. Campinas-SP, Autores Associados. 3. ed. 2012.

OLIVEIRA, A. M. N. Laboratório de Ensino e Aprendizagem em Matemática: As razões de sua necessidade. Dissertação de Mestrado em Educação. Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 1983.

PASSOS, C. L. B. Materiais manipuláveis como recursos didáticos na formação de professores de matemática. In: LORENZATO, S. (Org.). O Laboratório de Ensino de Matemática na formação de professores. Campinas-SP, Autores Associados. 3. ed. 2012, p. 77-92.

PONTE, J. P. Estudos de caso em educação matemática. Bolema, v. 19, n. 25, 2006.

RÊGO, R. M.; RÊGO, R. G. Desenvolvimento e uso de materiais didáticos no ensino de matemática. In: LORENZATO, S. (Org.). O Laboratório de Ensino de Matemática na formação de professores. Campinas-SP, Autores Associados. 3. ed. 2012, p. 39-56.

RODRIGUES, F. C. Laboratório de Educação Matemática: descobrindo as potencialidades do seu uso em um curso de formação de professores. Dissertação de Mestrado em Ensino de Matemática. Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2011.

RODRIGUES, F. C.; GAZIRE, E. S. Laboratório de Educação Matemática na formação de professores. Curitiba, Appris. 1. ed. 2015.

SANTOS, R. C.; GUALANDI, J. H. Laboratório de Ensino de Matemática: O uso de materiais manipuláveis na formação continuada dos professores. In: XII ENEM – Encontro Nacional de Educação Matemática, 2016, São Paulo. Anais do XII ENEM. 2016. p. 2-4.

TURRIONI, A. M. S. O laboratório de educação matemática na formação inicial de professores. Dissertação de Mestrado em Educação Matemática. Pós-Graduação em Educação Matemática, Universidade Estadual Paulista – Instituto de Geociências e Ciências Exatas Campus de Rio Claro, Rio Claro, 2004.

TURRIONI, A. M. S.; PEREZ, G. Implementando um laboratório de educação matemática para apoio na formação de professores. In: LORENZATO, S. (Org.). O Laboratório de Ensino de Matemática na formação de professores. Campinas-SP, Autores Associados. 3. ed. 2012, p. 57-76.




DOI: https://doi.org/10.23925/2358-4122.2020v7i2p71-88

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2020 Ensino da Matemática em Debate (ISSN 2358-4122)

Indexadores:

      

  


Os artigos publicados não expressam necessariamente a opinião da revista e são de responsabilidade exclusiva dos autores.


Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional