SIGNIFICADOS E EXPECTATIVAS SOBRE DOCÊNCIA COMPARTILHADA ENTRE LICENCIANDOS EM MATEMÁTICA
DOI:
https://doi.org/10.23925/2358-4122.2020v7i2p131-155Palavras-chave:
Formação de Professores, Práticas Docentes Compartilhadas, Licenciatura em MatemáticaResumo
Este trabalho analisa a implantação de uma proposta pedagógica no curso de licenciatura em matemática da UFRJ, que estabelece a realização de disciplinas de forma compartilhada por dois professores: um da educação básica e um do ensino superior. A proposta visa incorporar saberes emergentes da prática profissional de professores da educação básica como um componente formal da formação inicial de professores. Essa perspectiva orientou a criação de um projeto de pesquisa, intitulado Práticas Docentes Compartilhadas. Neste texto, visamos analisar, com base em uma perspectiva interacionista, aspectos das expectativas dos licenciandos ressignificados ou reafirmados a partir das interações desenvolvidas durante uma experiência com práticas docentes compartilhadas. Os resultados indicam que a relativização do perfil dos professores é um aspecto relevante das expectativas dos licenciandos sobre a proposta de docência compartilhada. Essas expectativas também apresentam traços de concepções hierárquicas entre os saberes e as práticas docentes dos professores da Universidade e da Escola, assim como concepções que reconhecem as especificidades dos saberes relativos à docência na educação básica.Metrics
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