UMA EXPERIÊNCIA COM O USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ESTUDO DE QUADRILÁTEROS
DOI:
https://doi.org/10.23925/2358-4122.2020v7i2p180-199Palavras-chave:
História em quadrinhos, Kahoot, Três Momentos Pedagógicos.Resumo
Neste trabalho apresentamos os resultados de uma atividade desenvolvida com estudantes do 8º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública do interior do estado do Rio Grande do Sul. A respectiva atividade foi estruturada usando como abordagem metodológica os Três Momentos Pedagógicos (TMP) de Delizoicov e Angotti (1990). Segundo essa abordagem metodológica a prática educativa deve ser organizada em três momentos: no primeiro momento foi proposto aos estudantes uma atividade no Kahoot[1] para verificar seus conhecimentos prévios; no segundo momento foi revisado o conteúdo utilizando um infográfico, apresentação de slides e uma história em quadrinhos. No terceiro momento, foi novamente proposta uma atividade no Kahoot para verificar se os estudantes conseguiram ampliar seus conhecimentos, também neste momento os estudantes construíram histórias em quadrinhos sobre o conteúdo no Pixton. Verificou-se que a atividade possibilitou aos estudantes revisar e/ou reforçar os conceitos de quadriláteros sanando suas dúvidas. Percebeu-se que o Kahoot motivou muito os estudantes, estimulando-os mesmos a buscar conhecimento para manter um bom desempenho. Conclui-se que as atividades propostas possibilitaram aos estudantes reforçar e ampliar seus conhecimentos sobre quadriláteros.
[1] O Kahoot (https://kahoot.com/) é uma plataforma de ensino online, gratuita. No Kahoot os professores criam questionários de múltipla escolha e os alunos participam online usando seu dispositivo (celular, computador ou tablet)
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