UMA EXPERIÊNCIA COM O USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ESTUDO DE QUADRILÁTEROS

Autores

  • Denise Ritter Universidade Franciscana - UFN
  • Josiele Maria Fusiger Universidade Franciscana - UFN
  • Ana Marli Bulegon Universidade Franciscana - UFN
  • Janilse Nunes Universidade Franciscana - UFN

DOI:

https://doi.org/10.23925/2358-4122.2020v7i2p180-199

Palavras-chave:

História em quadrinhos, Kahoot, Três Momentos Pedagógicos.

Resumo

Neste trabalho apresentamos os resultados de uma atividade desenvolvida com estudantes do 8º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública do interior do estado do Rio Grande do Sul. A respectiva atividade foi estruturada usando como abordagem metodológica os Três Momentos Pedagógicos (TMP) de Delizoicov e Angotti (1990). Segundo essa abordagem metodológica a prática educativa deve ser organizada em três momentos: no primeiro momento foi proposto aos estudantes uma atividade no Kahoot[1] para verificar seus conhecimentos prévios; no segundo momento foi revisado o conteúdo utilizando um infográfico, apresentação de slides e uma história em quadrinhos. No terceiro momento, foi novamente proposta uma atividade no Kahoot para verificar se os estudantes conseguiram ampliar seus conhecimentos, também neste momento os estudantes construíram histórias em quadrinhos sobre o conteúdo no Pixton. Verificou-se que a atividade possibilitou aos estudantes revisar e/ou reforçar os conceitos de quadriláteros sanando suas dúvidas. Percebeu-se que o Kahoot motivou muito os estudantes, estimulando-os mesmos a buscar conhecimento para manter um bom desempenho. Conclui-se que as atividades propostas possibilitaram aos estudantes reforçar e ampliar seus conhecimentos sobre quadriláteros.


[1] O Kahoot (https://kahoot.com/) é uma plataforma de ensino online, gratuita. No Kahoot os professores criam questionários de múltipla escolha e os alunos participam online usando seu dispositivo (celular, computador ou tablet)

Metrics

Carregando Métricas ...

Referências

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Disponível em: , 2018. Acesso em 20 ago. 2020.

CHIAPPINI, LIGIA. Aprender e ensinar com textos não escolares. São Paulo: Cortez, 1997.

COLL, C.; POZO, J. I.; SARABIA, B.; VALLS, E. Os conteúdos na reforma ensino e aprendizagem de conceitos, procedimentos e atitudes. Porto Alegre: Artes Médicas, 2000.

DELIZOICOV, D.; ANGOTTI, J. A.; PERNAMBUCO, M. M. Ensino de ciências: fundamentos e métodos. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2011.

FEIJÓ, M. Quadrinhos em ação: um século de história. São Paulo: Moderna, 1997.

HORN, M. B.; STAKER, H. Blended: usando a inovação disruptiva para aprimorar a educação. Porto Alegre: Penso, 2015.

JUNIOR, F. de P. S. de A.; TRINDADE, A. K. B. da; OLIVEIRA, L. J. do N. Histórias em Quadrinhos como ferramenta de contextualização de conceitos matemáticos. Ensino da Matemática em Debate, São Paulo, v. 6, n. 1, p. 34-45, 2019.

JUNIOR, J. B. B.; LISBOA, E. S.; COUTINHO, C. P. O infográfico e as suas potencialidades educacionais. QUAESTIO, Sorocaba, SP, v. 13, n. 2, nov. 2011.

MATTAR, J. Games em educação: como os nativos digitais aprendem. 2. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2013.

MÓDOLO, C. M. Infográficos: características, conceitos e princípios básicos. In: Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação da Região Sudeste, XII, 2007, Juiz de Fora. Anais... Juiz de Fora: 2007. Disponível em: http://www.intercom.org.br/papers/regionais/sudeste2007/resumos/r0586-1.pdf. Acesso em: 17 set. 2019.

OTTO, P. A. A importância do uso das tecnologias nas salas de aula nas séries iniciais do Ensino Fundamental I. 2016. 18f. TCC (Pós-Graduação em Educação na Cultura Digital) - universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2016.

PATATI, C.; BRAGA, F. Almanaque dos quadrinhos: 100 anos de uma mídia popular. Rio de Janeiro: Ediouro, 2006.

PEREZ, P. V.; SCHIMIDT, T. C. G.; SANTOS, C. F. KAHOOT! Como ferramenta de revisão de conteúdo em Neurociências. In: CIET EnPED, 2018, online. Anais… Disponível em: https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2018/issue/view/1. Acesso em: 05 maio 2020.

SANTOS, H. D. R. dos; SILVA, R. H. S.; LUCENA, R. Funções Matemáticas em quadrinhos: contextualização com o Pixton. In: Congresso Internacional de Tecnologia na Educação, XIV, 2016, Recife. Anais… Recife: 2016. Disponível em: http://www.pe.senac.br/congresso/anais/2016/pdf/comunicacao-oral/048.pdf. Acesso em: 05 maio 2020.

TONON, S. de F. T. R. As histórias em quadrinhos como recurso didático nas aulas de Matemática. Em Extensão, v. 8, n. 1, jan. /jul., 2009.

XAVIER, G. K. R da S. Histórias em Quadrinhos: panorama histórico, características e verbo-visualidade. DARANDINA, v. 10, n. 2, 2017.

Downloads

Publicado

2020-08-31

Como Citar

Ritter, D., Fusiger, J. M., Bulegon, A. M., & Nunes, J. (2020). UMA EXPERIÊNCIA COM O USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ESTUDO DE QUADRILÁTEROS. Ensino Da Matemática Em Debate, 7(2), 208–230. https://doi.org/10.23925/2358-4122.2020v7i2p180-199

Edição

Seção

Artigos