Oficina de Discussão acerca do ensino do conceito de fração: uma atividade formativa para docentes que ensinam Matemática

Autores

  • Fabio Menezes PEMAT-UFRJ. Universidade Federal do Rio de Janeiro. Secretaria Municipal de Duque de Caxias-Rio de Janeiro. FFP-Universidade Estadual do Rio de Janeiro. http://orcid.org/0000-0003-3721-8014

DOI:

https://doi.org/10.23925/2358-4122.2020v7i3p93-122

Palavras-chave:

Formação de Professores, Metodologia de Formação, Matemática para o Ensino, Desenvolvimento Profissional Docente.

Resumo

O presente trabalho é um relato analítico sobre uma atividade formativa chamada de “Oficina de Discussão” e que foi realizada por professores-estudantes de mestrado e doutorado do PEMAT/UFRJ durante o curso da disciplina Formação de Professores. O objetivo aqui foi refletir sobre os aspectos da docência em matemática que são mobilizados pela organização e participação nessa dinâmica formativa, que envolveu o conceito de frações, como dimensões do desenvolvimento profissional docente. Usamos um método de produção de dados em observação participante, aproveitando a imersão do pesquisador no ambiente de pesquisa, e uma comunicação de pesquisa com nuances de uma pesquisa narrativa. As análises indicam que os participantes fizeram emergir conhecimentos e saberes considerados próprios à docência, valorizaram o planejamento e o tempo enquanto recurso didático, (re)construíram conhecimentos e saberes com vistas ao ensino sobre o conceito/conteúdo escolhido como tema e demonstraram satisfação em compartilhar isso coletivamente. As considerações apontam que uma opção de atividade formativa como essa, que nasce com professores dentro da escola de ensino básico e é ressignificada em contato com a academia, engendra novas possibilidades e reflexões sobre a formação inicial e continuada de docentes que ensinam matemática e influenciam na constituição de uma identidade docente.

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Biografia do Autor

Fabio Menezes, PEMAT-UFRJ. Universidade Federal do Rio de Janeiro. Secretaria Municipal de Duque de Caxias-Rio de Janeiro. FFP-Universidade Estadual do Rio de Janeiro.

Professor de Matemática da rede pública de Duque de Caxias, professor da faculdade de formação de professores da UERJ, Mestre em Ensino de Matemática pelo PEMAT-UFRJ e Doutorando em Ensino e História da Matemática e da Física pelo PEMAT-UFRJ.

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download em pdf: 21/11/2015.

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Publicado

2020-12-29

Como Citar

Menezes, F. (2020). Oficina de Discussão acerca do ensino do conceito de fração: uma atividade formativa para docentes que ensinam Matemática. Ensino Da Matemática Em Debate, 7(3), 93–122. https://doi.org/10.23925/2358-4122.2020v7i3p93-122

Edição

Seção

Artigos