AVALIAÇÃO EM MATEMÁTICA ALIADA AO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM: do trabalho documental às representações sociais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/2358-4122.2020v7i2p200-224

Palavras-chave:

Representações sociais, Abordagem documental do didático, Análise textual discursiva, Avaliação em matemática.

Resumo

Este artigo busca analisar as representações sociais de (futuros) professores de matemática sobre a avaliação da aprendizagem. Partindo de orientações oferecidas na Abordagem Documental do Didático (ADD), elaboramos um novo esquema referente às naturezas dos recursos do trabalho do professor, que pudesse centralizar o debate nos recursos utilizados para avaliar. Nesse propósito, fizemos um levantamento dos projetos pedagógicos dos cursos de Licenciatura em Matemática de três universidades públicas de Pernambuco quanto às acepções de avaliação propostas nesses documentos. Posteriormente, confrontamos as narrativas de oito licenciandos e de uma formadora de uma dessas instituições analisadas, à luz da ADD e da Teoria das Representações Sociais. Nossa preocupação foi de entender como se observa a avaliação em matemática e, em particular, a implementada no componente curricular Cálculo MII pela referida docente. Para o tratamento dos dados, empregamos a Análise Textual Discursiva, que se desenvolveu em três movimentos: unitarização, categorização e produção de metatextos. Dessa análise, observamos que, em geral, os documentos curriculares e os docentes revelam a necessidade de estabelecer diálogos entre a avaliação formativa e a somativa. Em suma, este estudo defende que o processo de documentação do professor de matemática acerca da avaliação da aprendizagem é relevante e carece de reflexões.

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Biografia do Autor

Matheus Souza de Almeida, Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)

Licenciando em Matemática pelo Departamento de Matemática (DM) da UFRPE. Membro dos grupos de estudo e pesquisa LACAPE – Laboratório Científico de Aprendizagem, Pesquisa e Ensino (UFRPE/CNPq) e GERE – Grupo de Estudos em Recursos para a Educação (UFPE/CNPq). Endereço para acessar o CV: http://lattes.cnpq.br/9512226706066185. 

Ross Alves do Nascimento, Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)

Mestre e doutor em Educação (UFPE). Professor adjunto vinculado ao Departamento de Educação (DEd) da UFRPE, atuando na Licenciatura em Matemática e no programa PROFMAT – Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional do Departamento de Matemática (DM) da UFRPE. Endereço para acessar o CV: http://lattes.cnpq.br/5067582449651215.

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Publicado

2020-08-31

Como Citar

Almeida, M. S. de, & Nascimento, R. A. do. (2020). AVALIAÇÃO EM MATEMÁTICA ALIADA AO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM: do trabalho documental às representações sociais. Ensino Da Matemática Em Debate, 7(2), 231–262. https://doi.org/10.23925/2358-4122.2020v7i2p200-224

Edição

Seção

Artigos