Ensino e Aprendizagem de Geometria na Educação Básica: análise dos artigos publicados nos anais do V, VI e VII SIPEM

Autores

  • Miriam Ferrazza Heck Universidade Luterana do Brasil- ULBRA

DOI:

https://doi.org/10.23925/2358-4122.2020v7i3p123-143

Palavras-chave:

Educação Básica, Educação Matemática, Geometria.

Resumo

Este trabalho é oriundo da disciplina de “Perspectivas Atuais da Pesquisa em Educação Matemática II” a qual, integra um curso de doutorado em Ensino de Ciências e Matemática do estado do Rio Grande do Sul. O objetivo foi conhecer as pesquisas do GT9- “Grupo de Trabalho de Processos Cognitivos e Linguísticos em Educação Matemática”, que foram publicadas nos anais do V, VI e VII SIPEM. Foram encontrados 27 trabalhos, sendo que, para análise produzida foi adotada como critério de seleção a seguinte definição temática: “ensino/aprendizagem de Geometria na Educação Básica”, resultando em 4 artigos os quais serão analisados e discutidos no decorrer deste texto. A escolha desta temática está relacionada com a área de interesse da doutoranda, a qual teve a intenção de selecionar e conhecer mais profundamente as pesquisas sobre Geometria, visando contribuir com a constituição do referencial teórico que possam ser pertinentes a constituição da sua tese. Em relação aos artigos que foram selecionados, pode- se identificar que os conteúdos de Geometria que foram mais evidenciados relacionavam-se a figuras geométricas planas e espaciais, como planificação e volume de figuras geométricas, assim como, aspectos relacionados da criatividade e ao oficio docente. Os trabalhos tiveram a participação de estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental, Ensino Médio e de Educação Inclusiva (estudantes cegos). Por meio da análise, foi possível identificar que a maior parte dos estudantes apresentam dificuldades e desempenho considerado fraco, fato que evidencia a necessidade de ampliar pesquisas desta natureza, a fim de contribuir com o processo educativo em Geometria. Por fim, considera-se que, os autores convergem ao considerar que os materiais e recursos manipuláveis apresentam significativas contribuições para a aprendizagem de conceitos geométricos, ao mesmo tempo, acreditam que compartilhar experiências educativas pode contribuir com o processo de ensino e aprendizagem de Geometria.

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Biografia do Autor

Miriam Ferrazza Heck, Universidade Luterana do Brasil- ULBRA

Doutoranda em Ensino de Ciências e Matemática- ULBRA, Mestre em Ensino de Ciências e Matemática- UNIFRA, Especialista em Metodologia de Ensino de Matemática- UNIASSELVI, Graduação em Licenciatura Plena em Matemática- URI/ RS.

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Publicado

2020-12-29

Como Citar

Heck, M. F. (2020). Ensino e Aprendizagem de Geometria na Educação Básica: análise dos artigos publicados nos anais do V, VI e VII SIPEM. Ensino Da Matemática Em Debate, 7(3), 123–143. https://doi.org/10.23925/2358-4122.2020v7i3p123-143

Edição

Seção

Artigos