LETRAMENTO MATEMÁTICO: Um olhar a partir das competências Matemáticas propostas na Base Nacional Comum Curricular do Ensino Fundamental
DOI:
https://doi.org/10.23925/2358-4122.2020v7i2p156-179Palavras-chave:
Letramento Matemático, BNCC, PISAResumo
Este trabalho tem como objetivo analisar as características do Letramento Matemático contidas na Base Nacional Comum Curricular (PNCC) do Ensino Fundamental e suas relações com a perspectiva da Avaliação de Estudantes (PISA). A pesquisa configura-se de cunho qualitativo, por ser pesquisa documental-bibliográfica. Peio das análises dos documentos e leituras de bibliografia pertinente referente ao tema, observamos que a BNCC, por meio de suas competências específicas de Matemática para o Ensino Fundamental, apresentam elementos que comtemplam a formação de estudantes Letrados em Matemática, tais como considerar a Matemática como fruto da construção humana, habilidades de resolução de problemas em diferentes contextos por meio das ferramentas matemáticas, dentre outras. Desta forma, entendemos que a BNCC se constitui como um importante instrumento para a formação de alunos Letrados em Matemática a partir de um ensino mais crítico e reflexivo.
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