LETRAMENTO MATEMÁTICO: Um olhar a partir das competências Matemáticas propostas na Base Nacional Comum Curricular do Ensino Fundamental

Autores

  • Fernando Souza de Arruda Universidade Federal do Pará
  • Robson dos Santos Ferreira Universidade Federal do Pará
  • Alan Gonçalves Lacerda Universidade Federal do Pará

DOI:

https://doi.org/10.23925/2358-4122.2020v7i2p156-179

Palavras-chave:

Letramento Matemático, BNCC, PISA

Resumo

Este trabalho tem como objetivo analisar as características do Letramento Matemático contidas na Base Nacional Comum Curricular (PNCC) do Ensino Fundamental e suas relações com a perspectiva da Avaliação de Estudantes (PISA). A pesquisa configura-se de cunho qualitativo, por ser pesquisa documental-bibliográfica. Peio das análises dos documentos e leituras de bibliografia pertinente referente ao tema, observamos que a BNCC, por meio de suas competências específicas de Matemática para o Ensino Fundamental, apresentam elementos que comtemplam a formação de estudantes Letrados em Matemática, tais como considerar a Matemática como fruto da construção humana, habilidades de resolução de problemas em diferentes contextos por meio das ferramentas matemáticas, dentre outras. Desta forma, entendemos que a BNCC se constitui como um importante instrumento para a formação de alunos Letrados em Matemática a partir de um ensino mais crítico e reflexivo.

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Biografia do Autor

Fernando Souza de Arruda, Universidade Federal do Pará

Especialista em Ensino de Matemática pela Universidade Federal do Pará

Robson dos Santos Ferreira, Universidade Federal do Pará

Professor da Faculdade de Matemática da Universidade Federal do Pará campus universitário do Marajó/Breves

Alan Gonçalves Lacerda, Universidade Federal do Pará

Professor da Faculdade de Matemática da Universidade Federal do Pará campus universitário do Marajó/Breves

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Publicado

2020-08-31

Como Citar

Arruda, F. S. de, Ferreira, R. dos S., & Lacerda, A. G. (2020). LETRAMENTO MATEMÁTICO: Um olhar a partir das competências Matemáticas propostas na Base Nacional Comum Curricular do Ensino Fundamental. Ensino Da Matemática Em Debate, 7(2), 181–207. https://doi.org/10.23925/2358-4122.2020v7i2p156-179

Edição

Seção

Artigos