TAREFAS PARA O DESENVOLVIMENTO DO RACIOCÍNIO COVARIACIONAL

Autores

  • André Luis Trevisan Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Daniel Daré Luziano da Silva UTFPR
  • Claudete Cargnin UTFPR
  • William José Gonçalves

DOI:

https://doi.org/10.23925/2358-4122.2020v7i2p242-254

Palavras-chave:

Ensino de Matemática, Tarefas Matemáticas, Raciocínio Covariacional.

Resumo

O objetivo deste estudo foi o desenvolvimento de tarefas que contribuam no desenvolvimento de habilidades do raciocínio covariacional em aulas de Matemática.  No intuito de atribuir um design experimental à atividade matemática, por meio da integração de tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) utilizou-se o GeoGebra como recurso à investigação, em uma perspectiva de trabalho em ambientes de ensino e de aprendizagem pautados em episódios de resolução de tarefas. A elaboração fundamentou-se em referências que tratam do raciocínio covariacional, e do trabalho com episódios de resolução de tarefas com integração de TDIC. A proposta apresentada tem por objetivo estimular o estudante a pensar nas situações envolvidas, na relação entre as grandezas e, a partir dessa concepção, nas suas múltiplas representações em articulação com o uso de TDIC. 

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Biografia do Autor

André Luis Trevisan, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Doutor em Ensino de Ciências e Educação Matemática. Docente do Departamento de Matemática da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, câmpus Londrina.

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Publicado

2020-08-31

Como Citar

Trevisan, A. L., Silva, D. D. L. da, Cargnin, C., & Gonçalves, W. J. (2020). TAREFAS PARA O DESENVOLVIMENTO DO RACIOCÍNIO COVARIACIONAL. Ensino Da Matemática Em Debate, 7(2), 282–295. https://doi.org/10.23925/2358-4122.2020v7i2p242-254

Edição

Seção

Atualidades a respeito do ensino e aprendizagem da Matemática