TAREFAS PARA O DESENVOLVIMENTO DO RACIOCÍNIO COVARIACIONAL
DOI:
https://doi.org/10.23925/2358-4122.2020v7i2p242-254Palavras-chave:
Ensino de Matemática, Tarefas Matemáticas, Raciocínio Covariacional.Resumo
O objetivo deste estudo foi o desenvolvimento de tarefas que contribuam no desenvolvimento de habilidades do raciocínio covariacional em aulas de Matemática. No intuito de atribuir um design experimental à atividade matemática, por meio da integração de tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) utilizou-se o GeoGebra como recurso à investigação, em uma perspectiva de trabalho em ambientes de ensino e de aprendizagem pautados em episódios de resolução de tarefas. A elaboração fundamentou-se em referências que tratam do raciocínio covariacional, e do trabalho com episódios de resolução de tarefas com integração de TDIC. A proposta apresentada tem por objetivo estimular o estudante a pensar nas situações envolvidas, na relação entre as grandezas e, a partir dessa concepção, nas suas múltiplas representações em articulação com o uso de TDIC.Metrics
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