Operação aritmética de multiplicação: compreensão de estudantes do 5º e 6º anos do ensino fundamental
DOI:
https://doi.org/10.23925/2358-4122.2021v8i1p19-41Palavras-chave:
Aritmética, Multiplicação, Ensino Fundamental, Base Nacional Comum Curricular.Resumo
Esta investigação averiguou condutas e compreensão da operação aritmética de multiplicação por estudantes do ensino fundamental. Participaram 40 estudantes de duas escolas públicas de Planaltina (DF), sendo 20 do 5º ano e 20 do 6º ano do ensino fundamental. O instrumento utilizado para averiguar as condutas foi uma situação de aprendizagem que permite encontrar seis níveis de compreensão da multiplicação, do mais elementar ao mais complexo. Os resultados mostraram que os estudantes têm dificuldade com a multiplicação e divisão com números naturais, o que inviabiliza a inserção dos números racionais conforme proposto na Base Nacional Comum Curricular para esses anos escolares. Somente quatro estudantes alcançaram o nível mais elevado das condutas de multiplicação, compreendendo a relação quantitativa “n vezes x” sem necessidade de recorrer a comprovação empírica, antecipando todas as composições possíveis e operando mentalmente por procedimentos aditivos e multiplicativos. Não foram verificadas diferenças significativas entre estudantes de 5º e 6º anos quanto a gênero, idade ou ano escolar. Este estudo abre discussões sobre o ensino da matemática nos anos iniciais, as metodologias de ensino-aprendizagem e a formação inicial de professores.
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