Operação aritmética de multiplicação: compreensão de estudantes do 5º e 6º anos do ensino fundamental

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/2358-4122.2021v8i1p19-41

Palavras-chave:

Aritmética, Multiplicação, Ensino Fundamental, Base Nacional Comum Curricular.

Resumo

Esta investigação averiguou condutas e compreensão da operação aritmética de multiplicação por estudantes do ensino fundamental. Participaram 40 estudantes de duas escolas públicas de Planaltina (DF), sendo 20 do 5º ano e 20 do 6º ano do ensino fundamental. O instrumento utilizado para averiguar as condutas foi uma situação de aprendizagem que permite encontrar seis níveis de compreensão da multiplicação, do mais elementar ao mais complexo. Os resultados mostraram que os estudantes têm dificuldade com a multiplicação e divisão com números naturais, o que inviabiliza a inserção dos números racionais conforme proposto na Base Nacional Comum Curricular para esses anos escolares. Somente quatro estudantes alcançaram o nível mais elevado das condutas de multiplicação, compreendendo a relação quantitativa “n vezes x” sem necessidade de recorrer a comprovação empírica, antecipando todas as composições possíveis e operando mentalmente por procedimentos aditivos e multiplicativos. Não foram verificadas diferenças significativas entre estudantes de 5º e 6º anos quanto a gênero, idade ou ano escolar. Este estudo abre discussões sobre o ensino da matemática nos anos iniciais, as metodologias de ensino-aprendizagem e a formação inicial de professores.

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Biografia do Autor

Rafaella Matos dos Santos, Universidade Estadual de Goiás-UEG

Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Goiás. Atuou como professora dos anos iniciais na Secretaria de educação do DF. Durante a graduação foi educadora social voluntária na mesma secretaria, e atuou  como monitora de ensino em escola Municipal de Formosa-GO. É   Colaboradora do grupo de pesquisas LIMA - Laboratório Interdisciplinar em Metodologias  Ativas LIMA/CNPQ/UEG.

Sônia Bessa, Universidade Estadual de Goiás

Pós-doutora em Educação pela Universidade Federal do Triangulo Mineiro (UFTM), doutora e mestre pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Professora titular do Departamento de Educação da Universidade Estadual de Goiás (UEG). Coordenadora do Laboratório Interdisciplinar em Metodologias Ativas (Lima/
UEG/CNPq).  Colaboradora no Laboratório de Psicologia Genética da Faculdade de Educação da Unicamp.  Desenvolve pesquisas nas áreas de Educação Econômica/consumo, Educação Matemática e Formação de professores.

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Publicado

2021-05-02

Como Citar

Santos, R. M. dos, & Bessa, S. (2021). Operação aritmética de multiplicação: compreensão de estudantes do 5º e 6º anos do ensino fundamental. Ensino Da Matemática Em Debate, 8(1), 19–41. https://doi.org/10.23925/2358-4122.2021v8i1p19-41

Edição

Seção

Artigos