Professores de TDIC nos cursos de formação docente: desafios dos profissionais frente às tecnologias educacionais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/2358-4122.2021v8i1p42-60

Palavras-chave:

Formação de professores, Tecnologias digitais, Integração tecnológica, Profissão docente, Conhecimento pedagógico tecnológico do conteúdo (TPACK).

Resumo

O presente trabalho teve por objetivo identificar os desafios enfrentados por professores universitários que ministraram uma disciplina, em um curso de licenciatura em matemática, voltada para a integração da Tecnologia Digital de Informação e Comunicação (TDIC) na educação. Sabe-se que apenas as reformulações mais recentes das diretrizes curriculares para os cursos de formação docente passaram a dar ênfase à necessidade da integração tecnológica nos processos de ensino e de aprendizagem. Dessa forma, buscou-se investigar características desses profissionais que foram determinantes para o engajamento com essa temática e discutir algumas implicações da formação inicial e continuada do professor formador que podem contribuir para a constituição de uma identidade e prática docente com viés tecnológico. A coleta de dados ocorreu através de entrevistas semiestruturadas, gravadas e validadas pelos professores entrevistados e da análise de registros acadêmicos inerentes a cada edição de oferta dessa disciplina. Os resultados evidenciam que, diante do cenário tecnológico atual, os professores são desafiados a uma prática inovadora diferente da experiência acadêmica vivenciada por eles, uma vez que, em sua maioria, não tiveram formação específica para a integração da TDIC enquanto práxis pedagógica. Além disso, outros desafios emergem nesse contexto, no que diz respeito aos anseios e complexidades que envolvem a atividade docente, a sobrecarga de trabalho e o enfrentamento de dificuldades infraestruturais.

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Publicado

2021-05-02

Como Citar

Siqueira, C. F. R. de, Molon, J., & Franco, S. R. K. (2021). Professores de TDIC nos cursos de formação docente: desafios dos profissionais frente às tecnologias educacionais. Ensino Da Matemática Em Debate, 8(1), 42–60. https://doi.org/10.23925/2358-4122.2021v8i1p42-60

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