Ambiente Virtual de Aprendizagem no ensino de Matemática: relato de experiência

Autores

  • Dinelise Sousa Santos Instituto Federal do Tocantins
  • Weimar Silva Castilho Instituto Federal do Tocantins
  • Rivadavia Porto Cavalcante Instituto Federal do Tocantins
  • Mary Lúcia Gomes Silveira de Sena Instituto Federal do Tocantins
  • Albano Dias Pereira Filho Instituto Federal do Tocantins

DOI:

https://doi.org/10.23925/2358-4122.2020v7i3p188-212

Palavras-chave:

Ensino Médio Integrado, Tecnologias Educacionais, Matemática.

Resumo

As novas Tecnologias da Informação e Comunicação possibilitam o uso do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), permitindo que haja maior interatividade do aluno com o cotidiano, estabelecendo relações com o ensino da Matemática, estimulando os educadores a repensarem suas práticas pedagógicas em situações de pandemia mundial. O objetivo do presente estudo foi relatar a experiência do emprego do AVA, na perspectiva dos docentes da disciplina, no ensino médio integrado. Um questionário foi respondido por 14 licenciados na área, composto por oito questões fechadas e três questões abertas sobre o uso dos ambientes virtuais. Eles consideraram os AVA’s (Moodle ou Google Classroom) ferramentas de apoio facilitadoras do aprendizado, do processo de construção de conhecimentos e interação entre os alunos e os professores. O compartilhamento das ideias possibilitou uma aprendizagem significativa e colaborativa, mesmo perante as dificuldades postas pela nova situação. O estudo revelou um recurso didático alternativo em situações que houver medidas de restrição de contato social.

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Biografia do Autor

Dinelise Sousa Santos, Instituto Federal do Tocantins

Técnica em Assuntos Educacionais/IFTO- Campus Colinas

Mestranda do PROFEPT/IFTO-Campus Palmas

Weimar Silva Castilho, Instituto Federal do Tocantins

Professor Doutor do Programa de Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica, Campus Palmas, IFTO.

Rivadavia Porto Cavalcante, Instituto Federal do Tocantins

Professor Doutor do Programa de Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica, Campus Palmas, IFTO.

Mary Lúcia Gomes Silveira de Sena, Instituto Federal do Tocantins

Professora Doutora do Programa de Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica, Campus Palmas, IFTO.

Albano Dias Pereira Filho, Instituto Federal do Tocantins

Professor Doutor do Programa de Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica, Campus Palmas, IFTO.

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Publicado

2020-12-29

Como Citar

Sousa Santos, D., Silva Castilho, W., Porto Cavalcante, R., Gomes Silveira de Sena, M. L., & Dias Pereira Filho, A. (2020). Ambiente Virtual de Aprendizagem no ensino de Matemática: relato de experiência. Ensino Da Matemática Em Debate, 7(3), 188–212. https://doi.org/10.23925/2358-4122.2020v7i3p188-212

Edição

Seção

Artigos