Livro didático de Matemática como recurso curricular: percepções dos professores visibilizadas por meio do software Iramuteq-r

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/2358-4122.2020v7i3p403-427

Palavras-chave:

Materiais curriculares, Livro Didático, Educação Matemática, Análise de conteúdo, IRAMUTEQ-R

Resumo

O livro didático, utilizado mais amplamente a partir dos anos 1990, tem sido produzido e distribuído pelos governos para o desenvolvimento do currículo de Matemática. Enquanto recurso curricular, ele tem se tornado instrumento de pesquisa, todavia a apreensão dos seus aspectos básicos por parte dos professores que o utilizam ainda é pouco conhecida. O objetivo deste artigo é analisar as percepções dos professores sobre os aspectos básicos, contidos no livro didático enquanto recurso curricular, quais sejam: objetos físicos, representações de domínio e procedimentos à luz de constructos teóricos . A ferramenta utilizada no processamento das entrevistas e, portanto, dados qualitativos, foi o software IRAMUTEQ-R. Pelo objetivo proposto e pelas características do fenômeno analisado, consideramos que este artigo se enquadra na abordagem qualitativa. Participaram deste estudo, no ano de 2019, 10 professores que lecionam Matemática nos anos finais do Ensino Fundamental em duas escolas públicas do município de Montes Claros/MG. Os conteúdos textuais das entrevistas, obtidas individualmente, após discussão em grupo foram processados no software IRAMUTEQ-R tendo como resultados eleitos para análise de conteúdo) a Nuvem de Palavras e Análise de Similitude. Os resultados indicam que o uso dos recursos de processamento do software para o estudo estatístico sobre os dados textuais produzidos nas entrevistas de campo se mostrou relevante dentro da análise proposta pelo trabalho. Os professores demonstraram satisfação em relação aos aspectos básicos do livro didático, deixando essa questão evidente nas respostas dadas.

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Biografia do Autor

Marilene Caetano Reis Almeida Soares, Unimontes

Mestranda em Educação pela Unimontes. Professora da Rede Municipal de Educação de Rubim (MG).

Lívia Suely Souto, Unimontes - Universidade Estadual de Montes Claros

Mestranda em Educação. Professora de Educação Física da Rede Municipal de Montes Claros e vice- diretora na Rede Estadual de Educação do Estado de Minas Gerais

Tharley Eustáquio da Mota Silva, Unimontes

Mestrando em Educação. Engenheiro da Computação. Professor da área de Informática no Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG). 

Shirley Patrícia Nogueira de Castro e Almeida, Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES).

Doutora em Educação. Professora do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES).  

Kátia Lima, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB)

Doutora em Educação Matemática. Professora Adjunta da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). 

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Publicado

2020-12-29

Como Citar

Soares, M. C. R. A., Souto, L. S., Silva, T. E. da M., Almeida, S. P. N. de C. e, & Lima, K. (2020). Livro didático de Matemática como recurso curricular: percepções dos professores visibilizadas por meio do software Iramuteq-r. Ensino Da Matemática Em Debate, 7(3), 403–427. https://doi.org/10.23925/2358-4122.2020v7i3p403-427

Edição

Seção

Artigos