ENSINO-APRENDIZAGEM-AVALIAÇÃO DE MATEMÁTICA ATRAVÉS DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Cidimar Andreatta Faculdade de Ensino Superior de Linhares - Faceli http://orcid.org/0000-0001-5807-8896
  • Norma Suely Gomes Allevato Universidade Cruzeiro do Sul

DOI:

https://doi.org/10.23925/2358-4122.2020v7i3p262-296

Palavras-chave:

Aprendizagem matemática, Resolução de problemas, Educação do campo.

Resumo

Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa de doutorado realizada com estudantes do 5.º ano do ensino fundamental de uma Escola Municipal Comunitária Rural, para investigar como ocorre a aprendizagem com a Metodologia de Ensino-Aprendizagem-Avaliação de Matemática através da Resolução de Problemas – RP. Os dados, com abordagem qualitativa, foram construídos por meio de pesquisa-ação e análise documental e registrados por audiogravações, fotos e diário de campo. Referem-se a situações envolvendo problemas, levando em consideração o plano de estudo da escola, cuja organização didático-pedagógica adota a Pedagogia da Alternância. A análise textual discursiva valeu-se dos registros escritos das resoluções dos problemas. Os resultados indicam que a aprendizagem dos estudantes ocorreu em um ambiente de diálogo e participação coletiva, principalmente quando expressaram o pensamento e compartilharam e discutiram as resoluções que construíram para os problemas.

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Biografia do Autor

Cidimar Andreatta, Faculdade de Ensino Superior de Linhares - Faceli

Professor Titular da Faculdade de Ensino Superior de Linhares - Faceli

Norma Suely Gomes Allevato, Universidade Cruzeiro do Sul

Professora Dra e Pesquisadora da Universidade Cruzeiro do Sul.

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Publicado

2020-12-29

Como Citar

Andreatta, C., & Gomes Allevato, N. S. (2020). ENSINO-APRENDIZAGEM-AVALIAÇÃO DE MATEMÁTICA ATRAVÉS DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. Ensino Da Matemática Em Debate, 7(3), 262–296. https://doi.org/10.23925/2358-4122.2020v7i3p262-296

Edição

Seção

Artigos