Rotação das frações: o ensino híbrido na construção de aprendizagens significativas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/2358-4122.2020v8i1p100-115

Palavras-chave:

Ensino híbrido, Rotação por estações, Aprendizagem significativa, Ensino e aprendizagem de Matemática, Ensino Fundamental.

Resumo

Esta investigação, de cunho qualitativo, traz discussões sobre uma prática de ensino híbrido permeada pelas TDIC, realizada com cinco turmas do sexto ano do Ensino Fundamental de uma escola da capital do Estado do Rio Grande do Sul. Dessa forma, tem-se como objetivo da presente pesquisa analisar a percepção dos estudantes dessas turmas a respeito da realização da interação pedagógica proposta. Como fundamentação teórica, foram estudadas ideias referentes ao ensino híbrido, destacando-se o modelo de rotação por estações, e a aprendizagem significativa, de acordo com proposta de David Ausubel. Por fim, percebeu-se que o ensino híbrido, por meio da rotação das frações, e, principalmente, através da estação dos jogos digitais, trouxe novas possibilidades de fomentar o interesse dos educandos pela aula de Matemática e o prazer de aprender, de forma lúdica, os conceitos estudados.

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Publicado

2021-05-02

Como Citar

Ballejo, C. C. (2021). Rotação das frações: o ensino híbrido na construção de aprendizagens significativas. Ensino Da Matemática Em Debate, 8(1), 100–115. https://doi.org/10.23925/2358-4122.2020v8i1p100-115

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Artigos