A FORMAÇÃO EM MATEMÁTICA NAS LICENCIATURAS EM EDUCAÇÃO DO CAMPO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/2358-4122.2023v10i51321

Palavras-chave:

Palavras – chaves, Educação do Campo, Etnomatemática, Etnomodelagem, Educação Matemática Crítica.

Resumo

Este artigo tem como objetivo refletir sobre os princípios de três tendências em Educação Matemática, que podem ser consideradas como propícias de serem exploradas em um contexto de uma licenciatura em Educação do Campo. A metodologia é qualitativa, cujos dados foram obtidos a partir de pesquisa bibliográfica por meio de artigos e livros produzidos sobre a Educação do Campo e a formação Matemática direcionada às distintas culturas Brasileira. Para atingir o objetivo proposto, debatemos sobre a educação “do” campo e “no” campo, fazendo uma interlocução desse cenário com a Matemática ao discutir elementos da Etnomatemática, da Educação Matemática Crítica e da Etnomodelagem. Essas tendências apresentam em seus cernes, características que embasam a formação em Matemática nas Licenciaturas em Educação do Campo. Essas linhas de pesquisas são ancoradas pelas contribuições de D’Ambrosio, Skovsmose e Rosa e Orey. As especificidades dessas tendências convergem para alguns dos objetivos da formação de professores de Matemática para o Campo. A síntese teórica elencada demonstra que, os princípios destas tendências, podem servir como arcabouço na preparação do futuro professor que ensinará Matemática nos diversos contextos culturais, principalmente em uma Licenciatura em Educação do Campo.

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Biografia do Autor

EMERSON BASTOS LOMASSO, Universidade do Estado de Minas Gerais

Doutor em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC SP)

Professor do departamento de metódos e fundamentos da Universidade do Estado de MInas Gerais

Professor de matemática dos anos finais do ensino fundamental da prefeitura de Belo Horizonte/MG

ALBERTINA MARIA BATISTA DE SOUSA DA SILVA, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio de JaneiroCampus São João de Meriti

Doutora em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC SP)

Professora EBTT do Instituto Federal do Rio de Janeiro

Departamento de Ensino

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Publicado

2023-05-30

Como Citar

LOMASSO, E. B., & SILVA, A. M. B. D. S. D. (2023). A FORMAÇÃO EM MATEMÁTICA NAS LICENCIATURAS EM EDUCAÇÃO DO CAMPO. Ensino Da Matemática Em Debate, 10(1), 142–159. https://doi.org/10.23925/2358-4122.2023v10i51321

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Artigos