A FORMAÇÃO EM MATEMÁTICA NAS LICENCIATURAS EM EDUCAÇÃO DO CAMPO
DOI:
https://doi.org/10.23925/2358-4122.2023v10i51321Palavras-chave:
Palavras – chaves, Educação do Campo, Etnomatemática, Etnomodelagem, Educação Matemática Crítica.Resumo
Este artigo tem como objetivo refletir sobre os princípios de três tendências em Educação Matemática, que podem ser consideradas como propícias de serem exploradas em um contexto de uma licenciatura em Educação do Campo. A metodologia é qualitativa, cujos dados foram obtidos a partir de pesquisa bibliográfica por meio de artigos e livros produzidos sobre a Educação do Campo e a formação Matemática direcionada às distintas culturas Brasileira. Para atingir o objetivo proposto, debatemos sobre a educação “do” campo e “no” campo, fazendo uma interlocução desse cenário com a Matemática ao discutir elementos da Etnomatemática, da Educação Matemática Crítica e da Etnomodelagem. Essas tendências apresentam em seus cernes, características que embasam a formação em Matemática nas Licenciaturas em Educação do Campo. Essas linhas de pesquisas são ancoradas pelas contribuições de D’Ambrosio, Skovsmose e Rosa e Orey. As especificidades dessas tendências convergem para alguns dos objetivos da formação de professores de Matemática para o Campo. A síntese teórica elencada demonstra que, os princípios destas tendências, podem servir como arcabouço na preparação do futuro professor que ensinará Matemática nos diversos contextos culturais, principalmente em uma Licenciatura em Educação do Campo.
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