O ENSINO DE FIGURAS ESPACIAIS NO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: contribuições do modelo de Van Hiele

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/2358-4122.2021v8i1p161-181

Palavras-chave:

Figuras espaciais, Geometria, Ensino Fundamental, Educação Matemática.

Resumo

O presente artigo é parte do trabalho de conclusão de um curso de especialização que visou analisar as contribuições de uma sequência didática, fundamentada no modelo de Van Hiele, para o desenvolvimento do pensamento geométrico de estudantes do sexto ano do ensino fundamental de uma escola pública municipal de Belo Horizonte. As atividades foram desenvolvidas de forma que os estudantes fizessem explorações de objetos e desenhos que representavam figuras geométricas espaciais e comunicassem suas ideias. Os estudantes tiveram liberdade de se expressarem usando suas próprias palavras sobre os conceitos e termos geométricos que foram sendo construídos e refinados ao longo da aplicação da sequência didática. Os dados da pesquisa foram coletados por meio de anotações realizadas em diário de campo contendo as descrições e as impressões sobre o desenvolvimento das tarefas, registros dos estudantes, fotografias e filmagens. As análises nos permitem afirmar que os estudantes avançaram na aprendizagem da geometria, sendo que alguns nos deram indícios de terem avançado de nível de pensamento geométrico.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Sidnei Huebert dos Santos, Prefeitura Municipal de Belo Horizonte

Licenciado em Pedagogia pela UEMG. Especialista em Residência Docente – Matemática/UFMG. Mestre em Educação Tecnológica pelo CEFET/MG. Professor de 1º e 2º Ciclos da Rede Municipal de Educação de Belo Horizonte

Roselene Alves Amâncio, Universidade Federal de Minas Gerais

Licenciada em Matemática pelo Centro Universitário de Belo Horizonte, Mestre em Ensino de Ciências e Matemática pela PUC/MG. Professora do Núcleo de Matemática do Centro Pedagógico da UFMG.

Referências

ABRANTES, Paulo; SERRAZINA, Lurdes; OLIVEIRA, Isolina. A Matemática na Educação Básica. Lisboa: Departamento da Educação Básica do Ministério da Educação, 1999. Disponível em: <https://www.researchgate.net/profile/Lurdes_Serrazina/publication/2638. Acesso em: 5 abr. 2020.

BIANCHINI, Edwaldo. Matemática Bianchini. 8. ed. São Paulo: Moderna, 2015.

BRASIL. Ministério da Educação; Secretaria de Educação Básica; Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão; Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica. Conselho Nacional de Educação; Câmara de Educação Básica. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC; SEB; DICEI, 2017. Disponível em: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/wp-content/uploads/2018/02/bncc-20dez-site.pdf>. Acesso em: 06 mar. 2020.

CROWLEY, Mary L.. O modelo Van Hiele de desenvolvimento do pensamento geométrico. In: LINDQUIST, Mary Montegomery; SHULTE, Alberto P. (Org.). Aprendendo e ensinando geometria. São Paulo: Atual, 1994. p. 1-20. Tradução de Hygino H. Domingues.

EVES, Howard. Tópicos da História da Matemática para uso em sala de aula: Geometria. São Paulo: Atual, 1992.

JAIME, A.; GUTIERREZ, A. Una propuesta de fundamentación para la enseñanza de la geometria: El modelo de van Hiele. [S.l.]: S. Llinares and M. V. Sánchez, 1990.

VAN DE WALLE, John A. Matemática no Ensino Fundamental: Formação de Professores e Aplicação em Sala de Aula. 6. ed. Porto Alegre: Artmed, 2009.

Downloads

Publicado

2021-05-02

Como Citar

Santos, S. H. dos, & Amâncio, R. A. (2021). O ENSINO DE FIGURAS ESPACIAIS NO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: contribuições do modelo de Van Hiele. Ensino Da Matemática Em Debate, 8(1), 161–181. https://doi.org/10.23925/2358-4122.2021v8i1p161-181

Edição

Seção

Artigos