O ENSINO DE FIGURAS ESPACIAIS NO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: contribuições do modelo de Van Hiele
DOI:
https://doi.org/10.23925/2358-4122.2021v8i1p161-181Palavras-chave:
Figuras espaciais, Geometria, Ensino Fundamental, Educação Matemática.Resumo
O presente artigo é parte do trabalho de conclusão de um curso de especialização que visou analisar as contribuições de uma sequência didática, fundamentada no modelo de Van Hiele, para o desenvolvimento do pensamento geométrico de estudantes do sexto ano do ensino fundamental de uma escola pública municipal de Belo Horizonte. As atividades foram desenvolvidas de forma que os estudantes fizessem explorações de objetos e desenhos que representavam figuras geométricas espaciais e comunicassem suas ideias. Os estudantes tiveram liberdade de se expressarem usando suas próprias palavras sobre os conceitos e termos geométricos que foram sendo construídos e refinados ao longo da aplicação da sequência didática. Os dados da pesquisa foram coletados por meio de anotações realizadas em diário de campo contendo as descrições e as impressões sobre o desenvolvimento das tarefas, registros dos estudantes, fotografias e filmagens. As análises nos permitem afirmar que os estudantes avançaram na aprendizagem da geometria, sendo que alguns nos deram indícios de terem avançado de nível de pensamento geométrico.
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