Lata, saca e basqueta: medidas não oficiais utilizadas na extração e comercialização de açaí em uma comunidade campesina do Sudeste Paraense

Autores

  • Edilene França Pereira Sousa Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará
  • José Sávio Bicho Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará https://orcid.org/0000-0001-7616-6961

DOI:

https://doi.org/10.23925/2358-4122.2023v10i253578

Palavras-chave:

Etnomatemática, Extração e Comercialização de Açaí, Medidas Não Oficiais.

Resumo

Este trabalho teve como objetivo investigar práticas e conhecimentos matemáticos envolvidos na extração e comercialização do açaí em uma comunidade campesina, buscando compreender como a etnomatemática se articula ao uso de medidas não padronizadas utilizadas pelos produtores de açaí. A pesquisa foi realizada na vila Nova Aliança, que faz parte do Projeto de Assentamento Serra Quebrada, localizado no município de Novo Repartimento, no Sudeste do Pará. A natureza desta pesquisa é qualitativa, com procedimentos etnográficos, cujos dados foram construídos por meio dos seguintes instrumentos de pesquisa: observação; diário de campo; fotografias; entrevista; gravador de voz; conversas informais. Os aportes teóricos foram fundamentados na Etnomatemática, que possibilitou investigar os modos de matematizar e conviver com a realidade dessa prática laboral. Identificamos a lata, a saca e a basqueta como instrumentos de medidas, atendendo a necessidade dos produtores de açaí na comunidade, medidas essas que são úteis principalmente nos processos de extração e comercialização do fruto; percebendo que essa prática de medir da comunidade são conhecimentos etnomatemáticos, os quais atendem a interesses econômicos e possuem valores culturais da comunidade.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Edilene França Pereira Sousa, Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará

Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação Educação em Ciências e Matemática (PPGECM) da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa). Licenciada em Educação do Campo com ênfase em Matemática, pela Unifesspa.

José Sávio Bicho, Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará

Doutor em Educação em Ciências e Matemática pela Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática (REAMEC). Docente da Licenciatura em Educação do Campo da UNIFESSPA. Vice-Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática e Práticas Socioculturais na Amazônia (GPEMAZON) e do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Interculturalidade (GEPECI) da UNIFESSPA. Participa do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação e Cultura (GEPEC) e Educação em Fronteiras (EmF), ambos pela Universidade Federal Fluminense (UFF).

Referências

CARDOSO, G. D.; MAGDRUGA, Z. E. F. Etnomodelagem e o extrativismo de caranguejos: uma proposta para a introdução do conceito de função linear. Educação Matemática Debate, Montes Claros, v. 1, n. 3, p. 314-338, set./dez. 2017.

D’AMBROSIO, U. Etnomatemática, justiça social e sustentabilidade. Estudos Avançados, v. 32, n. 94, p. 189-204, 13 dez. 2018.

D’AMBROSIO, U. Etnomatemática: elo entre as tradições e a modernidade. 2. ed. Autêntica: Belo Horizonte, 2005.

FREITAS, V. C. B. C. Sistema de medidas e saberes socioculturais de ribeirinhos do Pindobal Miri no Baixo Tocantins. 2019. 94f. Dissertação (Mestrado Profissional em Docência em Educação em Ciências e Matemáticas) – Universidade Federal do Pará. Belém.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2009

LÜDKE, M.; ANDRÉ, M. E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.

MENDES, I. A.; FARIAS, C. A. Práticas socioculturais e educação matemática. São Paulo: Livraria da Física, 2014.

ROGEZ, H. Açaí: preparo, composição e melhoramento da conservação. Belém: Edufpa, 2000.

Downloads

Publicado

2023-10-11

Como Citar

Sousa, E. F. P., & Bicho, J. S. (2023). Lata, saca e basqueta: medidas não oficiais utilizadas na extração e comercialização de açaí em uma comunidade campesina do Sudeste Paraense. Ensino Da Matemática Em Debate, 10(2), 147–161. https://doi.org/10.23925/2358-4122.2023v10i253578