Contribuições das disciplinas do curso de Licenciatura em Matemática para o fazer profissional do professor de Ensino Básico

Autores

  • Weslley Rosa Lalor Universidade Federal do Pará https://orcid.org/0000-0001-5838-0999
  • Tadeu Oliver Gonçalves Universidade Federal do Pará, Instituto de Educação Matemática e Científica (IEMCI/UFPA).

DOI:

https://doi.org/10.23925/2358-4122.2024v11i55310

Palavras-chave:

Formação de professores, Matemática, Componentes curriculares, Educação Básica

Resumo

O artigo tem como objetivo analisar os componentes curriculares do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal do Pará (UFPA) com vistas a promover uma reflexão sobre a contribuição das  disciplinas propostas no curso para a formação dos professores que irão atuar no Ensino Básico. A pesquisa adota a perspectiva qualitativa e as informações decorreram da pesquisa documental no Projeto Pedagógico do Curso (PPC) e das entrevistas realizadas com 13 (treze) discentes, a fim de investigar a perspectiva destes a respeito das disciplinas que contribuem e as que deixam possíveis lacunas para o fazer profissional do futuro docente. A fundamentação teórica tomou como base: Gonçalves (2000) e Fiorentini (2005) que fazem estudos significativos sobre formação de professores e as interações entre as disciplinas teóricas e didático-pedagógica nos cursos de Matemática. O estudo trouxe como resultados que o curso de Licenciatura em Matemática apresenta determinadas lacunas no que se refere a distribuição de carga horária entre as disciplinas teóricas (de Matemática específica e disciplinas pedagógicas) e disciplinas voltadas a prática como Estágios e Laboratórios, além dos professores do curso não promoverem reflexões e relações entre as disciplinas vistas na graduação e na Educação Básica. Neste sentido, após os 4 (quatro) anos na academia o futuro professor ao atuar no Ensino de Matemática na Educação Básica encontra lacunas deixadas pela formação, deixando de realizar reflexões sobre o Ensino e de desenvolver metodologias diferenciadas durante sua prática docente, as quais deveriam ser ensinadas e promovidas ao longo da formação inicial na Licenciatura em Matemática.

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Biografia do Autor

Tadeu Oliver Gonçalves, Universidade Federal do Pará, Instituto de Educação Matemática e Científica (IEMCI/UFPA).

Licenciado em Matemática pela Universidade Federal do Pará (1976), Mestre em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Estadual de Campinas (1981) e Doutor em Educação Matemática pela Universidade Estadual de Campinas (2000). É professor da UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ desde agosto de 1976, situando-se atualmente na categoria de PROFESSOR TITULAR. É docente/pesquisador do Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática (PPGECM/IEMCI/UFPA) - Mestrado e Doutorado, desde o seu início, em 2002 (NPADC). Também é docente do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemáticas (REAMEC). Tem experiência na área de Educação Matemática e seu campo de pesquisa tem ênfase na Formação de Formadores e de Professores de Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: educação matemática, formação de professores, ensino-aprendizagem, , ensino da matemática e neuro ciência e educação matemática.

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Publicado

2024-05-08

Como Citar

Lalor, W. R., & Gonçalves, T. O. (2024). Contribuições das disciplinas do curso de Licenciatura em Matemática para o fazer profissional do professor de Ensino Básico. Ensino Da Matemática Em Debate, 11(1), 4–26. https://doi.org/10.23925/2358-4122.2024v11i55310

Edição

Seção

Artigos