Contribuições das disciplinas do curso de Licenciatura em Matemática para o fazer profissional do professor de Ensino Básico
DOI:
https://doi.org/10.23925/2358-4122.2024v11i55310Palavras-chave:
Formação de professores, Matemática, Componentes curriculares, Educação BásicaResumo
O artigo tem como objetivo analisar os componentes curriculares do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal do Pará (UFPA) com vistas a promover uma reflexão sobre a contribuição das disciplinas propostas no curso para a formação dos professores que irão atuar no Ensino Básico. A pesquisa adota a perspectiva qualitativa e as informações decorreram da pesquisa documental no Projeto Pedagógico do Curso (PPC) e das entrevistas realizadas com 13 (treze) discentes, a fim de investigar a perspectiva destes a respeito das disciplinas que contribuem e as que deixam possíveis lacunas para o fazer profissional do futuro docente. A fundamentação teórica tomou como base: Gonçalves (2000) e Fiorentini (2005) que fazem estudos significativos sobre formação de professores e as interações entre as disciplinas teóricas e didático-pedagógica nos cursos de Matemática. O estudo trouxe como resultados que o curso de Licenciatura em Matemática apresenta determinadas lacunas no que se refere a distribuição de carga horária entre as disciplinas teóricas (de Matemática específica e disciplinas pedagógicas) e disciplinas voltadas a prática como Estágios e Laboratórios, além dos professores do curso não promoverem reflexões e relações entre as disciplinas vistas na graduação e na Educação Básica. Neste sentido, após os 4 (quatro) anos na academia o futuro professor ao atuar no Ensino de Matemática na Educação Básica encontra lacunas deixadas pela formação, deixando de realizar reflexões sobre o Ensino e de desenvolver metodologias diferenciadas durante sua prática docente, as quais deveriam ser ensinadas e promovidas ao longo da formação inicial na Licenciatura em Matemática.
Metrics
Referências
ALVES, N. (Org.). Formação de professores: pensar e fazer. São Paulo: Cortez, 1992.
BATISTA, I. A.; MEDRADO, M. M. M.; COSTA, R. de J. A importância das disciplinas pedagógicas na formação dos licenciandos de ciências biológicas do IFTO - campus Araguatins. 9ª Jornada de Iniciação Científica e Extensão. Disponível em: https://propi.ifto.edu.br/index.php/jice/9jice/paper/viewFile/9265/4222. Acesso em: 19/03/2021.
BAZZO, V. Constituição da profissionalidade docente na educação superior: desafios e possibilidades. 2007. 269f. Tese (Doutorado em Educação) Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2007.
BRASIL. Parecer CNE/CP nº 9, de 8 de maio de 2001 - Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica, em nível superior, curso de licenciatura, de graduação plena, 2001. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/009.pdf. Acesso em: 19/03/2021.
BRASIL. Resolução CNE/CP nº 1, de 18 de fevereiro de 2002 - Institui Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica, em nível superior, curso de licenciatura, de graduação plena. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/escola-de-gestores-da- educacao-basica/323-secretarias-112877938/orgaos-vinculados-82187207/13207-resolucao-cp- 2002. Acesso em: 20/03/2021.
BRASIL. Resolução CNE/CP nº 2, de 19 de fevereiro de 2002 - Institui a duração e a carga horária dos cursos de licenciatura, de graduação plena, de formação de professores da Educação Básica em nível superior. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/escola-de-gestores- da-educacao-basica/323-secretarias-112877938/orgaos-vinculados-82187207/13207-resolucao-cp- 2002. Acesso em: 20/03/2021.
CANDAU, V. M. F. (Org.). Novos rumos da licenciatura. Brasília, DF: INEP/PUC-RJ, 1987.
DALBERIO, O.; BERTOLDI, P. O Desafio da Formação e da Atuação do Professor. Ensino em
Re-Vista, v. 19, n.1, jan./jun , 2012.
D’AMBROSIO, Ubiratan. Educação Matemática: da teoria à prática. 4 ed. Campinas, SP: Papirus, 1996.
DE SOUSA, C. P. Desafios da formação de professores. Rev. Diálogo Educ., Curitiba, v. 17, n. 53, p. 739- 756, 2017.
FIORENTINI, Dario. A formação matemática e didático-pedagógica nas disciplinas da licenciatura em matemática. Revista de Educação PUC-Campinas, [S.l.], n. 18, jul. 2005. ISSN 2318-0870. Disponível em: <http://periodicos.puc-campinas.edu.br/seer/index.php/reveducacao/article/view/266>. Acesso em: 04 jun. 2021.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Ensino da Matemática em Debate
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.