MAPEAMENTO DAS CONCEPÇÕES E DAS PRÁTICAS DE MODELAGEM NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA ENTRE PROFESSORES DE MATEMÁTICA DO MUNICÍPIO DE ITAPECERICA-MG
DOI:
https://doi.org/10.23925/2358-4122.2022v9i256395Palavras-chave:
Modelagem na Educação Matemática, Educação Matemática, Formação de professoresResumo
Neste artigo apresenta-se uma pesquisa teórica cujo objetivo foi identificar as concepções e as práticas de Modelagem na Educação Matemática (MEM) entre professores de matemática do município de Itapecerica-MG. O mapeamento foi utilizado como procedimento metodológico. A pesquisa foi constituída de onze participantes, professores de matemática da educação básica do município. Coletamos os dados desta pesquisa de natureza qualitativa e exploratória por meio de um questionário compartilhado, por comunicação direta, nas redes sociais do município de Itapecerica. A análise dos dados evidenciou que muitos profissionais dizem que conhecem MEM. Os participantes disseram que não trabalham com a modelagem e não apresentaram conhecimento específico sobre concepções teóricas sobre modelagem. Percebemos que, por meio desta pesquisa, foi possível despertar nos professores participantes a vontade de querer compreender mais sobre MEM, uma vez que todos os participantes alegaram interesse em participar de uma possível formação continuada sobre o tema.
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