MAPEAMENTO DAS CONCEPÇÕES E DAS PRÁTICAS DE MODELAGEM NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA ENTRE PROFESSORES DE MATEMÁTICA DO MUNICÍPIO DE ITAPECERICA-MG

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/2358-4122.2022v9i256395

Palavras-chave:

Modelagem na Educação Matemática, Educação Matemática, Formação de professores

Resumo

Neste artigo apresenta-se uma pesquisa teórica cujo objetivo foi identificar as concepções e as práticas de Modelagem na Educação Matemática (MEM) entre professores de matemática do município de Itapecerica-MG. O mapeamento foi utilizado como procedimento metodológico. A pesquisa foi constituída de onze participantes, professores de matemática da educação básica do município. Coletamos os dados desta pesquisa de natureza qualitativa e exploratória por meio de um questionário compartilhado, por comunicação direta, nas redes sociais do município de Itapecerica. A análise dos dados evidenciou que muitos profissionais dizem que conhecem MEM. Os participantes disseram que não trabalham com a modelagem e não apresentaram conhecimento específico sobre concepções teóricas sobre modelagem. Percebemos que, por meio desta pesquisa, foi possível despertar nos professores participantes a vontade de querer compreender mais sobre MEM, uma vez que todos os participantes alegaram interesse em participar de uma possível formação continuada sobre o tema.

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Biografia do Autor

Vanessa Aparecida Dutra Rabelo, Universidade do Estado de Minas gerais – UEMG

link currículo lattes:  http://lattes.cnpq.br/5289758768200995

Petrina Rúbria Nogueira Avelar, Universidade do Estado de Minas Gerais – UEMG

Link currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/0673222781608613

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Publicado

2022-10-11

Como Citar

Rabelo, V. A. D., & Avelar, P. R. N. (2022). MAPEAMENTO DAS CONCEPÇÕES E DAS PRÁTICAS DE MODELAGEM NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA ENTRE PROFESSORES DE MATEMÁTICA DO MUNICÍPIO DE ITAPECERICA-MG. Ensino Da Matemática Em Debate, 9(2), 62–79. https://doi.org/10.23925/2358-4122.2022v9i256395

Edição

Seção

Artigos