ATIVIDADE ORIENTADORA DE ENSINO: REFLEXÕES PARA O PROCESSO DE ENSINAR E APRENDER MATEMÁTICA
DOI:
https://doi.org/10.23925/2358-4122.2022v9i257485Palavras-chave:
ensino, reflexões, matemáticas, aprendizagemResumo
Este texto tem como temática a Atividade Orientadora de Ensino (AOE), objeto de estudo de uma pesquisa de campo que foi desenvolvida no curso de Especialização em Ensino de Matemática – EAD/IFMA, que discorreu sobre a questão norteadora: as atividades direcionadas na matemática para os anos iniciais, a partir das contribuições da (AOE), proporcionam condições para o conceito científico de ensino? Com objetivo de analisar os níveis de elaboração dos significados e sentidos da aprendizagem matemática. Para tanto foi realizado um estudo de carácter quantitativo e qualitativo. Tendo como referencial teórico a abordagem Histórica-Cultural e a Teoria da Atividade que fundamentam os postulados da (AOE). A análise mostra que a abordagem matemática é uma capacidade de entendimento das relações que se estabelece com outras ciências e a sua historicidade. Como considerações finais constatamos que ensino da matemática precisa ser compreendida e não memorizada. Assim, a AOE é uma possibilidade de organização da prática pedagógica que permite a formação de sentidos e significados coerentes com os conhecimentos científicos, considerando uma atividade de ensino, direcionada à aprendizagem.
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