Estudo de Possibilidades do Uso de Objetos Virtuais de Aprendizagem no Ensino de Cônicas por meio de um Exercício de Imaginação Pedagógica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/2358-4122.2022v9i257628

Palavras-chave:

Parábola, Hipérbole, GeoGebra, Ensino Médio, Elipse

Resumo

Este artigo tem como objetivo apresentar um estudo de possibilidades para o uso de objetos virtuais de aprendizagem (OVA), elaborados no GeoGebra, visando o ensino de cônicas, no Ensino Médio. O trabalho caracteriza-se como uma pesquisa de natureza qualitativa propositiva em que se realizou uma análise de possibilidades e potencialidades de interação e de abordagem de conceitos da Matemática a partir de dez OVA, por meio de um exercício de imaginação pedagógica desenvolvida pelos autores, na perspectiva de Skovsmose. Neste exercício foram elencados conceitos, elementos e propriedades da elipse, da parábola e da hipérbole, que podem ser explorados; em especial, a propriedade reflexiva que pode ser usada em diferentes aplicações. Destaca-se também a possibilidade de manipular elementos dos OVA, facilitando visualmente, aos estudantes, o entendimento de resultados matemáticos presentes nesses objetos. Espera-se que o material didático produzido seja utilizado pelos professores do Ensino Médio nas aulas de Matemática.

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Biografia do Autor

Rosane Rossato Binotto, Universidade Federal da Fronteira Sul/Docente efetivo

Lattes ID: http://lattes.cnpq.br/8059897953145337

Vitor José Petry, Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS/Docente efetivo

Lattes ID: http://lattes.cnpq.br/3595044586161414

Sandy Maria Gaio, Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS/Estudante de Iniciação Científica

Lattes ID: http://lattes.cnpq.br/7429962719262721 

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Publicado

2022-10-11

Como Citar

Binotto, R. R., Petry, V. J., & Gaio, S. M. (2022). Estudo de Possibilidades do Uso de Objetos Virtuais de Aprendizagem no Ensino de Cônicas por meio de um Exercício de Imaginação Pedagógica. Ensino Da Matemática Em Debate, 9(2), 108–129. https://doi.org/10.23925/2358-4122.2022v9i257628

Edição

Seção

Artigos