Estudo de Possibilidades do Uso de Objetos Virtuais de Aprendizagem no Ensino de Cônicas por meio de um Exercício de Imaginação Pedagógica
DOI:
https://doi.org/10.23925/2358-4122.2022v9i257628Palavras-chave:
Parábola, Hipérbole, GeoGebra, Ensino Médio, ElipseResumo
Este artigo tem como objetivo apresentar um estudo de possibilidades para o uso de objetos virtuais de aprendizagem (OVA), elaborados no GeoGebra, visando o ensino de cônicas, no Ensino Médio. O trabalho caracteriza-se como uma pesquisa de natureza qualitativa propositiva em que se realizou uma análise de possibilidades e potencialidades de interação e de abordagem de conceitos da Matemática a partir de dez OVA, por meio de um exercício de imaginação pedagógica desenvolvida pelos autores, na perspectiva de Skovsmose. Neste exercício foram elencados conceitos, elementos e propriedades da elipse, da parábola e da hipérbole, que podem ser explorados; em especial, a propriedade reflexiva que pode ser usada em diferentes aplicações. Destaca-se também a possibilidade de manipular elementos dos OVA, facilitando visualmente, aos estudantes, o entendimento de resultados matemáticos presentes nesses objetos. Espera-se que o material didático produzido seja utilizado pelos professores do Ensino Médio nas aulas de Matemática.
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