Estado do conhecimento sobre ensino da matemática por meio de Histórias em Quadrinhos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/2358-4122.2023v10i359924

Palavras-chave:

Pesquisas acadêmicas, Revisão de literatura, Ensino da Matemática, Histórias em Quadrinhos

Resumo

Por meio deste artigo objetivamos dialogar acerca do uso de história em quadrinhos no ensino de matemática. Além disso, apresentar os principais resultados de pesquisas brasileiras concernentes ao ensino da matemática por meio de histórias em quadrinhos, no recorte temporal de 2016 - 2021. Para tanto, fizemos um levantamento junto à Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) do Instituto Brasileiro de Ciência e Tecnologia e junto ao repositório de dissertações e teses no Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES, visando responder à pergunta norteadora: “O que dizem as produções científicas brasileiras sobre o Ensino da Matemática por meio de Histórias em quadrinhos?”. As pesquisas indicam que as histórias em quadrinhos são um recurso didático com grande potencial para ser usado em sala de aula. No entanto, na maioria das vezes são utilizadas com a finalidade de contribuir para melhorar a leitura e escrita de textos que se utilizam de elementos verbais e não-verbais. Também evidenciam que por meio das HQs os processos de ensino e aprendizagem da Matemática podem se dar de maneira divertida e atrativa para os estudantes. Outro aspecto considerado pelos pesquisadores são as possibilidades de atividades interdisciplinares, ou seja, com as HQs podemos dialogar sobre variados temas, sendo assim, são aplicáveis em todas as áreas do conhecimento. Portanto, têm o potencial de proporcionar aos estudantes reflexões críticas sobre temas relevantes da sociedade e contribuir para melhorar a leitura e escrita de textos que se utilizam de elementos verbais e não-verbais.

Metrics

Carregando Métricas ...

Referências

AMORIM, Loren Grace Kellen Maia. Interdisciplinaridade, modelagem matemática, tecnologias e escrita no ensino e aprendizagem de função do 1º grau. 181 f. Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática Instituição de Ensino: Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia. 2016.

BARKS, Carl. Tio Patinhas em: A lua de vinte e quatro quilates. Coleção Carl Barks definitiva: vol. 22. Barueri, SP: Panini Brasil, 2021.

BATISTA, Manassés da Silva. Princípio fundamental da contagem e modelagem matemática nos anos finais do ensino fundamental. 85 f. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Matemática e Estatística. Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática. 2020.

BORGES, Janderson da Silva. Um novo olhar para a leitura de romances pelos alunos do 6 ano do ensino fundamental em uma escola pública de Patos de Minas - MG. 115f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Programa de Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional, Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Uberaba, 2020.

CARVALHO, DJota. A educação está no Gibi. Campinas, SP: Papiros, 2006.

DISNEY, Walt. Tio Patinhas, Donald e sobrinhos em: História e glória da dinastia Pato. Primeira aventura: O segredo do Baú. Nº 100. The Walt Disney Company, 1987.

DOXIADIS, Apostolos. Logicomix: uma jornada épica em busca da verdade. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2010.

ECO, Umberto. Seis passeios pelos bosques da ficção. São Paulo: Companhia das Letras,1994.

EISNER, Will. Quadrinhos e Arte Seqüencial. São Paulo: Martins Fontes, 1989.

EISNER, Will. Narrativas Gráficas de Will Eisner. São Paulo: Devir, 2005.

FRANCO, Edgar. Criando histórias em quadrinhos com técnicas alternativas. In: SANTOS NETO, Elydio dos; SILVA, Marta Regina Paulo da. Histórias em quadrinhos & educação: formação e prática docente. São Bernardo do Campo: Universidade Metodista de São Paulo, 2011.

JARA, Jackson Santos. Quadrinhos Para O Ensino De Ciências: Uma Proposta Sob A Perspectiva Bachelardiana. 112 f. Mestrado Profissional em Educação Científica E Matemática. Instituição de Ensino: Universidade Estadual De Mato Grosso Do Sul, Dourados, 2020.

LIMA DA SILVA, José Gleison. Matemática básica em quadrinhos: algumas aplicações das hqs em sala de aula. 74 f. Dissertação (mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Centro de Ciências, Departamento de Matemática, Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional, Fortaleza, 2020.

MENDONÇA, Márcia Rodrigues de Souza. Ciência em quadrinhos: recurso didático em Cartilhas Educativas. 223 f. Tese de Doutorado em Letras, Recife: Universidade Federal de Pernambuco. 2008.

MIGLIAVACCA, André Caliman. O mistério do pirata avarento. Curitiba, PR: André Migliavacca, 2021.

NASCIMENTO, Adolfo Pragana Dantas do. Conhecendo o mundo da Otimização: Propostas de introdução da Otimização Geométrica no Ensino Básico. 132 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Programa de Mestrado Profissional em Matemática (PROFMAT), Recife, 2021.

OKAEDA, Micarlla Priscilla Freitas da Silva. Histórias em quadrinhos em contexto matemático: uma proposta para o ensino de triângulos à luz da teoria dos registros de representação semiótica. 223f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Naturais e Matemática) - Centro de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.

OLIVEIRA, Maíra Matos de. A contribuição das histórias em quadrinhos para a formação de professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental. 107 f. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal de Juiz de Fora, Instituto de Ciências Exatas. Programa de Pós graduação em Educação Matemática. 2020.

PAIVA, Fábio. Histórias em Quadrinhos na Educação. Salvador: Quadro a Quadro, 2017.

QUEIROZ, Carlos Alex Barreto de. Média aritmética: o uso das histórias em quadrinhos no ensino da matemática. Undefined f. Mestrado Profissional em Docência em Educação em Ciências e Matemáticas Instituição de Ensino: Universidade Federal do Pará, Belém. 2019.

RAMOS, Paulo. A leitura dos quadrinhos. São Paulo: Contexto, 2009.

ROSA, Natana Souza da. Avaliação da aprendizagem do conceito de projeção cilíndrica ortogonal no ambiente virtual bilíngue: moobi. 138 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento, Florianópolis, 2017.

SANTOS, Cícero Gonçalves dos. Estratégias para implantação e avaliação de um método educacional desplugado com histórias em quadrinhos para o ensino e aprendizagem associados ao desenvolvimento do pensamento computacional com alunos do ensino fundamental. 196 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2019.

SANTOS, J. S. Sequência de ensino-aprendizagem em torno das histórias em quadrinhos a luz das interações discursivas e do engajamento dos alunos. 181 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2018.

SANTOS NETO, Elydio dos; SILVA, Marta Regina Paulo da. Histórias em quadrinhos & educação: formação e prática docente. São Bernardo do Campo: Universidade Metodista de São Paulo, 2011.

SANTOS, Rodrigo Otávio. Algumas possibilidades das histórias em quadrinhos como recursos de prática docente na área de História na Educação Básica. Aedos, Porto Alegre, v. 10, n. 23, p. 354-373, Dez. 2018.

SANTOS, Rodrigo Otávio. Webcomics Malvados: Tecnologia e Interação nos Quadrinhos de André Dahmer. 259 f. Dissertação (mestrado em Tecnologia e Sociedade) - Programa de Pós-Graduação em Tecnologia, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2010.

SILVA, Cássia Vanesa de Sousa. Aprendizagem Matemática Baseada Em História Em Quadrinhos (Hqs) No Ensino Médio. 133 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática). Universidade Federal De Alagoas, Maceió, 2020.

SILVA, Éderson Paulino; DUARTE, Michelle Costa. Elementos Básicos da linguagem das histórias em quadrinhos. In: SANTOS NETO, Elydio dos; SILVA, Marta Regina Paulo da. Histórias em quadrinhos & educação: formação e prática docente. São Bernardo do Campo: Universidade Metodista de São Paulo, 2011.

SILVA, Telma Fidelis Fragoso da. “Nem tudo é por Bhaskara”: a aprendizagem significativa por meio da história em quadrinhos para o ensino da equação do segundo grau. 126f. Dissertação (Mestrado Profissional) Ensino de Ciências na Educação Básica da Universidade Unigranrio. Duque de Caxias. 2017.

SMOLE, Kátia Stocco; DINIZ, Maria Ignez. Ler, escrever e resolver problemas: habilidades básicas para aprender matemática. Porto Alegre: Artmed, 2001.

SOUSA, Márcio Conceição Bessa de. Construção de histórias em quadrinhos para o ensino de matemática com alunos do 2º ano do ensino médio. 65 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática) - Programa de Pós-Graduação Matemática em Rede Nacional, Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, 2015.

SOUSA, Mauricio de. Revista Saiba mais. N 45. São Paulo: Panini, maio de 2011.

SOUZA, Patrícia Priscilla Ferraz da Costa. O desenvolvimento do pensamento geométrico: uma proposta de recurso didático por meio da HQ. 146 f. Dissertação (Mestrado). Universidade Estadual Paulista. Faculdade de Engenharia, Bauru, 2018.

VASCONCELOS, Danilo Monteiro de. Entre palavras, quadros e números: uma análise ontossemiótica da construção do conceito de razões trigonométricas com a utilização de histórias em quadrinhos. 169f. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal de Pernambuco, CAA, Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática, 2019.

VERGUEIRO, W. Uso das HQs no ensino. In: BARBOSA, A; RAMOS, P.; VILELA, T; RAMA, A.; VEGUEIRO, W. (orgs.). Como usar as histórias em quadrinhos na sala de aula. 2 ed. São Paulo: Contexto, 2005. p. 7-29.

VOSGERAU, Dilmeire Sant’Anna Ramos; ROMANOWSKI, Joana Paulin. Estudos de revisão: implicações conceituais e metodológicas. Revista Diálogo Educacional, Curitiba, v. 14, n. 41, p. 165-189, jan./abr. 2014.

Downloads

Publicado

2023-12-29

Como Citar

Santos, S. J. A. da S. ., & Santos, R. O. dos . (2023). Estado do conhecimento sobre ensino da matemática por meio de Histórias em Quadrinhos. Ensino Da Matemática Em Debate, 10(3), 25–46. https://doi.org/10.23925/2358-4122.2023v10i359924

Edição

Seção

Artigos