Os conceitos wittgensteinianos entrelaçados no processo educativo da matemática nos anos iniciais
DOI:
https://doi.org/10.23925/2358-4122.2024v11i60490Palavras-chave:
Conceitos wittgensteinianos, Linguagem Matemática, Ensino de Matemática, Anos Iniciais do Ensino FundamentalResumo
O artigo apresenta a Linguagem Matemática como umas das linhas de estudos e pesquisas na Educação Matemática, na perspectiva da Filosofia da Linguagem de Wittgenstein, e tem como objetivo mostrar como os conceitos wittgensteinianos podem contribuir no processo educativo da matemática, sobretudo nos anos iniciais do ensino fundamental. A linguagem matemática é governada por regras, logo o professor deve ensiná-las e dar sentido às regras. Realizamos uma pesquisa qualitativa, de caráter bibliográfico e de campo, tendo como sujeitos professores que ensinam matemática na educação básica. Embora, os professores tenham formação acadêmica adequada, eles apresentaram dúvidas, erros conceituais no ensino de operações com frações, assim, de acordo com o filósofo: “o professor não pode ensinar por meio da dúvida, e sim, partir de certezas”.
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