Correlações entre os diferentes registros de representação das quádricas no Ambiente de Matemática Dinâmica do GeoGebra:

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/2358-4122.2024v11i260657

Palavras-chave:

Superfícies Quádricas, ; Registros de Representação Semiótica, Ambiente de Matemática Dinâmica do GeoGebra, Objetos-de-pensar-com

Resumo

Esse artigo apresenta a análise teórica de uma abordagem informática para discriminação dos possíveis casos de elipsoides. Conforme a Hipótese Fundamental de Aprendizagem de Duval, a compreensão de um conceito matemático depende da coordenação de ao menos dois registros de representação. E, essa coordenação entre registros, depende da correlação entre as diferentes representações semióticas. Esse estudo vem apresentar uma proposta que combina o uso do Ambiente de Matemática Dinâmica do GeoGebra com a abordagem de Duval, para viabilizar a correlação entre os diferentes registros de representação dos elipsoides. A análise realizada evidenciou que a proposta cumpre as condições necessárias para a correlação entre esses registros de representação.

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Biografia do Autor

Núbia Guimarães, IFRS/UFRGS

Professora de Matemática no IFRS Campus Canoas 

Doutoranda em Informática na Educação na UFRGS

Márcia Rodrigues Notare, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Possui graduação em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1998), mestrado em Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2001) e doutorado em Informática na Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2009). Pesquisa os potencias cognitivos das tecnologias digitais na Educação Matemática e os processos de apropriação tecnológica na formação do professor de Matemática. Atua no curso de Licenciatura em Matemática da UFRGS, no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática da UFRGS e no Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação da UFRGS. Foi coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática da UFRGS e do Curso de Especialização em Matemática-Mídias Digitais-Didática: tripé para a formação do professor de Matemática. 

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Publicado

2024-10-24

Como Citar

Guimarães, N., & Notare, M. R. (2024). Correlações entre os diferentes registros de representação das quádricas no Ambiente de Matemática Dinâmica do GeoGebra:. Ensino Da Matemática Em Debate, 11(2), 23–39. https://doi.org/10.23925/2358-4122.2024v11i260657

Edição

Seção

Artigos