Problematizando saberes de conteúdo matemático do ensino numa perspectiva política
DOI:
https://doi.org/10.23925/2358-4122.2023v10i261201Palavras-chave:
Matemática problematizada, Desenvolvimento profissional docente, Conteúdo matemático no contexto políticoResumo
Considerando que o saber de conteúdo do professor que ensina matemática se estabelece politicamente a partir de sua episteme e numa não neutralidade na atividade de ensino, analisamos discussões de conteúdo matemático, observando professores discutindo suas práticas. Para tanto, realizamos uma apropriação sobre a ideia de “matemática problematizada”, tendo como centralidade a discussão epistêmica sobre o próprio conteúdo matemático per se, o conteúdo matemático como finalidade de ensino e seus efeitos. Apontamos caminhos sobre a possibilidade de discutir politicamente o ensino de matemática a partir do tensionamento sobre a naturalização de ideias matemáticas prontas e pré-definidas, na consideração de seus processos de produção, inferindo sobre possíveis efeitos sociais. A partir dessa discussão teórica, analisamos dados produzidos pela imersão do primeiro autor desse artigo no ambiente escolar de professoras que ensinam matemática no ensino fundamental I. Nossas análises indicam que processos de “desnaturalização” de abordagens, com discussões perpassando a natureza dos conteúdos matemáticos a serem ensinados e problematizando os contextos sociais dos sujeitos, podem se revelar como potências no desenvolvimento profissional docente, porque se articulam com aspectos que indicam: transformar a própria prática docente; reafirmar que para ensinar matemática há saberes específicos; o respeito às questões e produções locais; tensionamentos de concepções sobre modus de produção matemática; e possibilitar a reflexão sobre a própria maneira de viver no mundo.
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