A caixa de sabão em pó: análise das potencialidades de uma situação desencadeadora de aprendizagem

Autores

  • Vanessa de Fatima Custódio Dambros de Carlos Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológica da Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR https://orcid.org/0000-0003-4005-0574
  • Maria Lucia Panossian Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR
  • Marco Aurélio Kalinke Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR

DOI:

https://doi.org/10.23925/2358-4122.2023v10i361841

Palavras-chave:

Atividade Orientadora de Ensino, Situação Desencadeadora de Aprendizagem, Área e volume dos sólidos

Resumo

A inquietação geradora desse estudo, tem relação com o modo de reconhecer as potencialidades de uma situação elaborada dentro dos pressupostos da Atividade Orientadora de Ensino para desencadear a atividade dos estudantes.  Nosso objetivo é apresentar e analisar as potencialidades de uma situação desencadeadora de aprendizagem usando embalagens para ensinar os conceitos de área e volume. A proposta é sustentada teoricamente pela Teoria Histórico-Cultural, Teoria da Atividade e Atividade Orientadora de Ensino. Como procedimento para analisar a situação apresentada, utilizamos a estrutura de análise elaborada por Panossian et al. (2020) que articula os aspectos conceituais, cognitivos e instrucionais da Análise Didática a partir dos princípios dos pares dialéticos presentes na base teórico-metodológica da Atividade Orientadora de Ensino. Ao analisar a situação são explicitados os elementos da Atividade Orientadora de Ensino, necessidade, motivo, ações e operações, bem como, os aspectos conceituais no movimento histórico-lógico do conceito; aspectos cognitivos vinculados a mobilização do pensamento teórico em superação às formas empíricas de generalização da realidade, e por fim aspectos instrucionais, nos quais são explicitadas as ações da atividade de ensino e as expectativas em relação às ações de aprendizagem.  A análise da proposta de organização do ensino por meio da situação da Caixa de Sabão em pó evidencia seu potencial para desencadear a aprendizagem dos estudantes e contribuir na apropriação dos conhecimentos teóricos de área e volume.

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Biografia do Autor

Vanessa de Fatima Custódio Dambros de Carlos, Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológica da Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológica da Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR. E-mail: profvanessadecarlos@gmail.com; ORCID:https://orcid.org/0000-0003-4005-0574; Currículo Lattes:   http://lattes.cnpq.br/2521913237599822

Maria Lucia Panossian, Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR

Prof.  Dra. do Programa de Pós-Graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológica da Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR. E-mail: malupanossian@hotmail.com;ORCID:https://orcid.org/0000-0001-5847-4485; Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3750368511104051

Marco Aurélio Kalinke , Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR

Prof.  Dr. do Programa de Pós-Graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológica da Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR. E-mail: marcokalinke23@gmail.com; ORCID:https://orcid.org/0000-0002-5484-1724; Currículo Lattes:  http://lattes.cnpq.br/8579058312261603

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Publicado

2023-12-29

Como Citar

Carlos, V. de F. C. D. de ., Panossian, M. L., & Kalinke , M. A. . (2023). A caixa de sabão em pó: análise das potencialidades de uma situação desencadeadora de aprendizagem . Ensino Da Matemática Em Debate, 10(3), 95–116. https://doi.org/10.23925/2358-4122.2023v10i361841

Edição

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