A caixa de sabão em pó: análise das potencialidades de uma situação desencadeadora de aprendizagem
DOI :
https://doi.org/10.23925/2358-4122.2023v10i361841Mots-clés :
Atividade Orientadora de Ensino, Situação Desencadeadora de Aprendizagem, Área e volume dos sólidosRésumé
A inquietação geradora desse estudo, tem relação com o modo de reconhecer as potencialidades de uma situação elaborada dentro dos pressupostos da Atividade Orientadora de Ensino para desencadear a atividade dos estudantes. Nosso objetivo é apresentar e analisar as potencialidades de uma situação desencadeadora de aprendizagem usando embalagens para ensinar os conceitos de área e volume. A proposta é sustentada teoricamente pela Teoria Histórico-Cultural, Teoria da Atividade e Atividade Orientadora de Ensino. Como procedimento para analisar a situação apresentada, utilizamos a estrutura de análise elaborada por Panossian et al. (2020) que articula os aspectos conceituais, cognitivos e instrucionais da Análise Didática a partir dos princípios dos pares dialéticos presentes na base teórico-metodológica da Atividade Orientadora de Ensino. Ao analisar a situação são explicitados os elementos da Atividade Orientadora de Ensino, necessidade, motivo, ações e operações, bem como, os aspectos conceituais no movimento histórico-lógico do conceito; aspectos cognitivos vinculados a mobilização do pensamento teórico em superação às formas empíricas de generalização da realidade, e por fim aspectos instrucionais, nos quais são explicitadas as ações da atividade de ensino e as expectativas em relação às ações de aprendizagem. A análise da proposta de organização do ensino por meio da situação da Caixa de Sabão em pó evidencia seu potencial para desencadear a aprendizagem dos estudantes e contribuir na apropriação dos conhecimentos teóricos de área e volume.
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