Teoria dos Grafos nas áreas temáticas de pesquisa do Scielo: em busca de interlocuções com o ensino de matemática

Autores

  • Kyvia Arruda Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
  • Luiz Lopes Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
  • Lenina Silva Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
  • Emanuel Dantas Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
  • Cristiano Gobbi Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.23925/2358-4122.2023v10i362408

Palavras-chave:

Ensino de Matemática, Pesquisa na Internet, Estado do Conhecimento, Teoria dos Grafos

Resumo

A Teoria dos Grafos estuda as relações existentes entre objetos de um determinado conjunto e pode ser considerada como um dos ramos de ensino e pesquisas em matemática. O objetivo deste artigo é refletir sobre as interlocuções com o ensino de matemática presentes na produção acadêmica e científica sobre Teoria dos Grafos nas diferentes áreas temáticas constantes no Scielo. Problematiza-se a não inserção dessa teoria como disciplina na formação docente em matemática no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte – Brasil e propõe-se que a teoria vá além de um conteúdo inserido na disciplina de Matemática Aplicada, visto que é fundamental para a compreensão das inter-relações que ocorrem entre elementos de um determinado conjunto e tem ampla aplicação em pesquisas em áreas diversas do conhecimento científico. Como metodologia, adotam-se procedimentos investigativos de caráter quali-quantitativos, com locus na internet, tendo como fonte o Scielo, e a pesquisa é caracterizada como de estado do conhecimento, por buscar no portal: identificar, registrar e categorizar os resultados da busca com o descritor “Teoria dos Grafos”. Os resultados mostram 25 trabalhos, de 1993 a 2022, distribuídos em 6 áreas temáticas. Conclui-se que nenhuma produção encontrada faz interlocução direta com o ensino de matemática e propõe-se que a Teoria dos Grafos seja inserida na formação docente em matemática para que seja ensinada a partir do ensino médio no Brasil.

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Biografia do Autor

Luiz Lopes, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte

Discente em Licenciatura em Matemática pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), Campus Santa Cruz, Rio Grande do Norte, Brasil.

ORCID iD: https://orcid.org/0000-0001-6627-9786.

http://lattes.cnpq.br/8676093799532381

Lenina Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte

Doutora em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Professora EBTT do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), Campus Santa Cruz, Rio Grande do Norte, Brasil.

ORCID iD: https://orcid.org/0000-0002-0517-4742.

http://lattes.cnpq.br/1487610808390702 

Emanuel Dantas, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte

Mestre em Matemática pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Professor de Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), Campus Santa Cruz, Rio Grande do Norte, Brasil.

ORCID iD: https://orcid.org/0000-0002-3274-4448.

http://lattes.cnpq.br/9418083462999493

Cristiano Gobbi, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte

Mestre em Ciências da Educação pela Universidade do Minho e Bacharel em Matemática Aplicada a Negócios, com grande interesse em Equações Diferenciais Parciais e Análise Funcional. Atualmente é docente de Matemática no Instituto Federal do Rio Grande do Norte - Campus Santa Cruz. 

ORCID iD: https://orcid.org/0009-0001-8096-2722

http://lattes.cnpq.br/7176381727914421

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Publicado

2023-12-29

Como Citar

Arruda, K., Lopes, L., Silva, L., Dantas, E., & Gobbi, C. (2023). Teoria dos Grafos nas áreas temáticas de pesquisa do Scielo: em busca de interlocuções com o ensino de matemática. Ensino Da Matemática Em Debate, 10(3), 117–134. https://doi.org/10.23925/2358-4122.2023v10i362408

Edição

Seção

Artigos