Matemática Interativa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/2358-4122.2023v10i262922

Palavras-chave:

Ensino de Matemática, Formação de Professores, Conhecimento Matemático, Projetos de Ensino

Resumo

A Matemática se constitui enquanto ciência dinâmica, presente desde o início da história humana, utilizada para resolver problemas e desenvolver estratégias de planejamento. Nasce, portanto, das necessidades do homem, uma criação contínua, sempre em movimento. Esta reflexão, porém, não é comum e o que se percebe é uma problemática associada às formas como os sujeitos – alunos e comunidade geral – concebem a matemática, associada a uma ciência pouco acessível e, quando acessível, como privilégio de “mentes brilhantes”. Neste sentido, o presente texto objetiva apresentar uma experiência de criação de espaços de interação entre sujeitos e diferentes objetos e representações matemáticas, no intuito de desmistificar o acesso a esta ciência e proporcionar momentos de aproximação e promoção do interesse e da curiosidade pela matemática. O marco inicial deu-se por meio de um projeto de ensino, pesquisa e extensão desenvolvido em 2022 por estudantes e professores do curso de Licenciatura em Matemática do Instituto Federal Catarinense – IFC Campus Concórdia. O projeto abarcou o estudo e seleção de diferentes objetos e representações que foram organizados estrategicamente em espaços de grande circulação na instituição e fora dela, oferecendo a possibilidade de o público interagir com os objetos/representações. “Totens” foram organizados, contendo materiais informativos e objetos de interação de acesso livre. Além da interação física, foi criado um espaço virtual em rede social para atingir um maior número de sujeitos e democratizando o acesso aos conhecimentos abarcados. Em um primeiro momento os totens foram alocados nos espaços do Campus Concórdia e, após, em uma escola e no espaço público de uma feira municipal do livro. Observações dos estudantes bolsistas, materializadas de forma escrita, foram consideradas na coleta de informações sobre os efeitos do projeto sobre os sujeitos. Na dimensão do ensino, resulta a interação em número significativo de sujeitos com os objetos, suscitando a capacidade de organização mental e lógica-matemática. No âmbito da extensão, a articulação entre o IFC, seus estudantes e professores e a comunidade externa. Na pesquisa, as observações sobre os efeitos que os objetos trouxeram/proporcionaram, do ponto de vista de alunos, estudantes e demais sujeitos que os acessaram. A reflexão final sugere que os sujeitos têm dificuldades em relacionar os conhecimentos matemáticos aos objetos de representação, associando a matemática a ideias abstratas e pouco interessantes, a números e representações algorítmicas incipientes de sentido. Logo, ações que mostrem faces práticas, lúdicas e interessantes da matemática se tornam importantes catalizadores para desmistificar crenças sobre a inacessibilidade dessa ciência aos diferentes sujeitos da sociedade.

Metrics

Carregando Métricas ...

Referências

BECKER, F. Construção do conhecimento matemático: natureza, transmissão e gênese. Bolema: Rio Claro, v. 33, n. 65, 2019.

BOGDAN, R.; BIKLEN, S. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Porto: Editora Porto. 1994.

GRANDO, C. M. O concreto, o abstrato e o formal no discurso e na ação pedagógica dos acadêmicos de prática de ensino em Matemática da UNOESC - Chapecó. Dissertação de Mestrado PPGE/CED. Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis, 2000.

LÜDKE, M. ANDRE, M.E.D.A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. Rio de Janeiro, E.P.U. 2ºed. 2013.

MAIA, L. S. L. O que há de concreto no Ensino da Matemática? ZETETIKÉ: Campinas, v. 9, n. 15/16, 2001.

MORAES, R. GALIAZZI, M.C. Análise Textual Discursiva: processo reconstrutivo de múltiplas faces. Ciências & Educação: Bauru, v. 12, n. 1, 2006.

PATTON, M. Qualitative Evaluation Methods. Sage Publications, Beverly Hills, 1980.

ROCHA, L. A. S. POFFAL, C. A. MENEGHETTI, C. S. Estudando funções quadráticas com auxílio de softwares. In: Coleção Cadernos de Atividades de Matemática – Práticas Alternativas de Ensino de Matemática. Rio Grande: Editora FURG. v. 1, 2017.

ROQUE, L. SILVA, F. R. D. A matemática e o jogo como influência no rendimento escolar. In: Os desafios da escola pública paranaense (Cadernos PDE). Curitiba: Secretaria do Estado da Educação. v. 1, 2014.

SILVEIRA, M. R. A. “Matemática é Difícil”: um sentido pré-construído evidenciado na fala dos alunos. Emanped: GT19 – Grupo de Trabalho 19 Educação Matemática. Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2002. Acesso em 03/12/2021. Disponível em: http://www.ufrrj.br/emanped/paginas/conteudo_producoes/docs_25/matematica.pdf

SMOLE, K. S. DINIZ, M. I. MILANI, E. Jogos de matemática do 6° ao 9° ano. Cadernos do Mathema. Porto Alegre: Artmed, 2007.

SOARES, L. H. RÊGO, R. G. A dialética entre o concreto e o abstrato na construção de conceitos matemáticos. In: ENCONTRO PARAIBANO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 9. 2016. Campina Grande. Anais Eletrônicos do IX Encontro Paraibano de Educação Matemática. Campina Grande, 2016. Disponível em https://editorarealize.com.br/edicao/detalhes/anais-ix-epbem. Acesso em 27 de julho de 2023.

TENÓRIO, R. M. Aprendendo pelas raízes: alguns caminhos da matemática na história. Salvador: Centro Editorial e Didático da UFBA, 1995.

Downloads

Publicado

2023-10-11

Como Citar

Titon, F. P. ., Pereira, D. N. R. ., Battisti, N., & Silva, K. F. da. (2023). Matemática Interativa. Ensino Da Matemática Em Debate, 10(2), 43–57. https://doi.org/10.23925/2358-4122.2023v10i262922