Análise do Sentido Numérico em uma coleção de livros de matemática dos anos iniciais do Ensino Fundamental
DOI:
https://doi.org/10.23925/2358-4122.2024v11i63305Palavras-chave:
Sentido Numérico, Livro didático, NúmerosResumo
O presente artigo procurou analisar se a coleção de livros dos anos iniciais Buriti Mais Matemática, contribui para o desenvolvimento do Sentido Numérico, uma vez que atualmente, tem-se notado uma quantidade significativa de estudantes que apresentam dificuldades em fazer relações entre os números, seus usos e significados. Tendo em vista que o livro didático é um instrumento bastante utilizado pelo professor, acredita-se que estes devem apresentar situações que levem os estudantes à construção/desenvolvimento do Sentido Numérico. Foi realizado um levantamento dos capítulos que pertencem a Unidade Temática Números, em seguida se quantificou as situações de ensino abordadas em cada um dos livros, considerando apenas os capítulos em análise. Concluímos que a coleção apresenta situações que levam ao desenvolvimento do Sentido Numérico, porém em nenhum dos livros a quantidade de situações que contemplam algum dos indicadores, chegam a ser nem ¼ da quantidade de situações analisadas.
Metrics
Referências
DENZIN, N. K; LINCOLN, I. O planejamento da pesquisa qualitativa: teorias e abordagens. Porto Alegre: Artmed, 2006.
McIntosh, A., Reys, B. J., & Reys, R. E. (1992). A proposed framework for examining basic number sense. For the Learning of Mathematics, 12(3), 2-44.
MORAIS, C. M. S. O cálculo mental na resolução de problemas: um estudo no 1º ano de escolaridade. 2011. 198f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) – Instituto Politécnico de Lisboa, Lisboa, 2011.
NATIONAL RESEARCH COUNCIL. Everybody counts. A report to the nation on the future of mathematics education. Washington, DC: National Academy Press, 1989.
SPINILLO, A. G. Usos e funções do número em situações do cotidiano. In: BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: Quantificação, Registros e Agrupamentos. Brasília, MEC, SEB, 2014, p. 20-29.
TOLEDO, C. M. Buriti mais Matemática 1º Ano. 1. ed. São Paulo: Moderna, 2017.
______. Buriti mais Matemática 2º Ano. 1. ed. São Paulo: Moderna, 2017.
______. Buriti mais Matemática 3º Ano. 1. ed. São Paulo: Moderna, 2017.
______. Buriti mais Matemática 4º Ano. 1. ed. São Paulo: Moderna, 2017.
______. Buriti mais Matemática 5º Ano. 1. ed. São Paulo: Moderna, 2017.
TURÍBIO, S. R. T.; SILVA, A. C. A influência do livro didático na prática pedagógica do professor que ensina Matemática. Revista Prática Docente, Confresa, v. 2, n. 2, p. 158-178, jul./dez. 2017.
YANG, D-C. Teaching and learning number sense for sixth grade students in Taiwan. International Journal of Science and Mathematics Education. 2003, p. 115 – 134.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Ensino da Matemática em Debate
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.