Análise do Sentido Numérico em uma coleção de livros de matemática dos anos iniciais do Ensino Fundamental

Autores

  • Jane Cleide Pereira Universidade de Pernambuco
  • José Roberto da Silva da Universidade de Pernambuco
  • Ernani Martins dos Santos Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

DOI:

https://doi.org/10.23925/2358-4122.2024v11i63305

Palavras-chave:

Sentido Numérico, Livro didático, Números

Resumo

O presente artigo procurou analisar se a coleção de livros dos anos iniciais Buriti Mais Matemática, contribui para o desenvolvimento do Sentido Numérico, uma vez que atualmente, tem-se notado uma quantidade significativa de estudantes que apresentam dificuldades em fazer relações entre os números, seus usos e significados. Tendo em vista que o livro didático é um instrumento bastante utilizado pelo professor, acredita-se que estes devem apresentar situações que levem os estudantes à construção/desenvolvimento do Sentido Numérico. Foi realizado um levantamento dos capítulos que pertencem a Unidade Temática Números, em seguida se quantificou as situações de ensino abordadas em cada um dos livros, considerando apenas os capítulos em análise. Concluímos que a coleção apresenta situações que levam ao desenvolvimento do Sentido Numérico, porém em nenhum dos livros a quantidade de situações que contemplam algum dos indicadores, chegam a ser nem ¼ da quantidade de situações analisadas.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Jane Cleide Pereira, Universidade de Pernambuco

Mestre em Educação pela Universidade de Pernambuco (UPE). Graduada em Matemática (Licenciatura) pela UPE. Graduada em Pedagogia pela Faculdade Venda Nova do Imigrante (FAVEVI). Professora da rede municipal de Buenos Aires - PE e da Secretaria de Educação de Pernambuco. E-mail: jane.clourenco@upe.br.

José Roberto da Silva, da Universidade de Pernambuco

Doctorado en Enseñanza de las Ciencias pela Universidad de Burgos UBU-España em Didáticas Específicas com tema relacionado à área de Formação de Professores. Mestre em Ensino das Ciências pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Graduado em Engenharia Civil pela Universidade de Pernambuco (UPE).  Pesquisador Líder do Grupo de Ensino das Ciências e Matemática da Universidade de Pernambuco GECM/UPE-CNPq. E-mail: jroberto.silva@upe.br.

Ernani Martins dos Santos, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Doutorado em Psicologia Cognitiva pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Mestrado em Ensino das Ciências e Matemática pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Graduação em Matemática  (Licenciatura) pela UFRPE. E-mail: ernani.santos@upe.br

Referências

DENZIN, N. K; LINCOLN, I. O planejamento da pesquisa qualitativa: teorias e abordagens. Porto Alegre: Artmed, 2006.

McIntosh, A., Reys, B. J., & Reys, R. E. (1992). A proposed framework for examining basic number sense. For the Learning of Mathematics, 12(3), 2-44.

MORAIS, C. M. S. O cálculo mental na resolução de problemas: um estudo no 1º ano de escolaridade. 2011. 198f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) – Instituto Politécnico de Lisboa, Lisboa, 2011.

NATIONAL RESEARCH COUNCIL. Everybody counts. A report to the nation on the future of mathematics education. Washington, DC: National Academy Press, 1989.

SPINILLO, A. G. Usos e funções do número em situações do cotidiano. In: BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: Quantificação, Registros e Agrupamentos. Brasília, MEC, SEB, 2014, p. 20-29.

TOLEDO, C. M. Buriti mais Matemática 1º Ano. 1. ed. São Paulo: Moderna, 2017.

______. Buriti mais Matemática 2º Ano. 1. ed. São Paulo: Moderna, 2017.

______. Buriti mais Matemática 3º Ano. 1. ed. São Paulo: Moderna, 2017.

______. Buriti mais Matemática 4º Ano. 1. ed. São Paulo: Moderna, 2017.

______. Buriti mais Matemática 5º Ano. 1. ed. São Paulo: Moderna, 2017.

TURÍBIO, S. R. T.; SILVA, A. C. A influência do livro didático na prática pedagógica do professor que ensina Matemática. Revista Prática Docente, Confresa, v. 2, n. 2, p. 158-178, jul./dez. 2017.

YANG, D-C. Teaching and learning number sense for sixth grade students in Taiwan. International Journal of Science and Mathematics Education. 2003, p. 115 – 134.

Downloads

Publicado

2024-05-08

Como Citar

Pereira, J. C., Silva, J. R. da ., & Santos, E. M. dos . (2024). Análise do Sentido Numérico em uma coleção de livros de matemática dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Ensino Da Matemática Em Debate, 11(1), 89–106. https://doi.org/10.23925/2358-4122.2024v11i63305

Edição

Seção

Artigos