Apreensões operatórias mobilizadas na produção do Frac-Soma: um estudo no 7º ano do Ensino Fundamental
DOI:
https://doi.org/10.23925/2358-4122.63396Palavras-chave:
Registro Figural, Representação Fracionária, Particionamento SucessivoResumo
Este artigo objetiva analisar implicações do Frac-Soma na aprendizagem de números racionais sob o ponto de vista de registros de representação semiótica e das interpretações parte-todo, medida e quociente. Por meio de uma abordagem qualitativa a produção de dados considera a quatro atividades dinamizadas com dez alunos do 7º ano do Ensino Fundamental de uma escola da rede pública municipal de Sobradinho/RS, gravações em áudio e vídeo e diários de bordo da pesquisadora. Dentre os resultados, destaca-se que o Frac-Soma contribuiu para desencadear registros figurais que se associam à apreensão operatória através justaposição, sobreposição e rotação das peças, evidenciando modificações mereológicas e posicionais. O particionamento sucessivo da unidade potencializou a aquisição de conceitos relativos às noções de equivalência e revelou indícios das interpretações medida e quociente, mas a interpretação parte-todo foi majoritariamente mobilizada.
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