A implantação da educação financeira na Educação Básica no estado do Paraná

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/2358-4122.65730

Palavras-chave:

Educação Financeira, Educação Básica, Estado do Paraná

Resumo

Entende-se que a Base Nacional Comum Curricular (BNCC, 2017-2018) veio para facilitar a implantação da educação financeira na Educação Básica em todo o Brasil. .  Na  busca de compreender alguns pontos de como ocorreu essa implantação, propôs-se este artigo, que tem como objetivo investigar a implantação da educação financeira no contexto escolar, no Ensino Médio, no estado do Paraná, em especial as cidades Litorâneas de Antonina e Paranaguá. Para efetivar a pesquisa, inicialmente, realizou-se uma breve discussão sobre o que alguns autores definem como educação financeira, para uma melhor compreensão do conceito, visto que é algo relativamente novo. Em seguida, foi desenvolvido um breve levantamento histórico de como a disciplina ou o tema vêm sendo implantados no Brasil e  no Estado do Paraná, por meio de diferentes fontes, tais como os  Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN, 1998), a Base Nacional Comum Curricular (BNCC, 2017-2018), teses, dissertações, artigos e livros que abordam o tema. Por último, foi realizada uma pesquisa com  educadores das cidades de Antonina e Paranaguá para entender como ocorreu efetivamente a implantação da disciplina ou componente curricular no Ensino Médio. A pesquisa revelou que a educação financeira nas escolas brasileiras está em desenvolvimento. Reconhecida como essencial para capacitar os estudantes a lidar com questões financeiras, sua inclusão nos currículos escolares tem sido gradual e marcada por marcos como as recomendações da OCDE (2005) e a ENEF (2010). No estado do Paraná, foi integrada progressivamente ao currículo, como disciplina, a partir de 2021, no Ensino Médio.

Biografia do Autor

Liceia Alves Pires, Universidade Estadual do Paraná - UNESPAR

Departamento de Matemática

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Publicado

2025-10-30

Como Citar

Pires, L. A. (2025). A implantação da educação financeira na Educação Básica no estado do Paraná. Ensino Da Matemática Em Debate, 12(2), 50–74. https://doi.org/10.23925/2358-4122.65730

Edição

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Artigos