Ensino de funções quadráticas utilizando os pilares do pensamento computacional no ensino médio

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/2358-4122.67188

Palavras-chave:

Ensino de Matemática., Função Quadrática, Pensamento computacional

Resumo

O presente artigo visa descrever os resultados obtidos na dissertação de mestrado sobre o uso do  pensamento computacional no ensino de funções quadráticas para os alunos do ensino médio de uma escola particular. O processo de pesquisa  ocorreu no período entre 2021 e 2023, sob a perspectiva Tecnologias de Informação, Comunicação e Interação, aplicada ao Ensino de Ciências e Matemática e teve como objetivo geral elaborar uma sequência didática para a aprendizagem das relações entre duas grandezas variáveis em função do 2° grau, baseada no uso de programação de computadores com os alunos da 1a série do Ensino Médio. A pesquisa foi orientada pelo seguinte problema de investigação - de que maneira a utilização do Pensamento Computacional contribui na compreensão das relações entre duas grandezas variáveis presentes no estudo de funções do 2° grau, para estudantes da 1ª  série do Ensino Médio? Para obtenção dos resultados foram realizados levantamento em referencial para elaborar a fundamentação teórica. Para o desdobramento metodológico foi pautado no Construcionismo. Esta escolha decorre da capacidade desta abordagem em ampliar as potencialidades do computador como ferramenta educacional, especialmente através da utilização da programação em blocos. No que tange à metodologia de pesquisa, prevalecem abordagens qualitativas, instrumentalizadas por técnicas como observações, registros e diário de bordo, estabelecendo-se como ferramentas eficazes para a coleta de dados. Os resultados obtidos com a implementação do produto educacional, bem como a avaliação das categorias de análise propostas, indicam uma melhoria notável no nível de engajamento dos estudantes. Adicionalmente, percebe-se a eficácia da utilização de técnicas associadas aos Pilares do Pensamento Computacional para a resolução de problemas.

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Publicado

2025-10-30

Como Citar

VEIGA, J. D., & Teixeira, A. C. (2025). Ensino de funções quadráticas utilizando os pilares do pensamento computacional no ensino médio. Ensino Da Matemática Em Debate, 12(2), 116–133. https://doi.org/10.23925/2358-4122.67188

Edição

Seção

Artigos