Comunicação e colaboração como portas para a Criatividade no Ensino de Cálculo 1
DOI:
https://doi.org/10.23925/2358-4122.68316Palavras-chave:
colaboração, comunicação, potencial criativo, professorResumo
Este artigo apresenta reflexões sobre a importância da colaboração e da comunicação para o desenvolvimento do potencial criativo. O objetivo é refletir sobre a forma como o clima de comunicação estabelecido em sala de aula pode ou não favorecer o surgimento do novo no ensino e na aprendizagem de matemática, no âmbito da disciplina de Cálculo 1. Partindo do pressuposto de que a comunicação já constitui uma contribuição criativa, a pesquisa foi baseada em: observação de aulas, procurando registrar estilos de ensino e a interação entre professores e alunos; e entrevistas com os professores, visando obter mais dados sobre sua atuação individual e em equipe. Como resultados, destacamos a atuação dos professores no sentido de incentivar os alunos a, continuamente, exporem dúvidas. Assim podem ter chances de aprimorar o uso de habilidades comunicativas potencialmente favorecedoras da aprendizagem e da criatividade.Referências
BARUAH, Jonali; PAULUS, Paul. Collaborative creativity and innovation in education. In: MULLEN, Carol (Ed.). Creativity Under Duress in Education? Cham: Springer, 2019. p. 155-177.
BEGHETTO, Ronald. A new horizon for possibility thinking: A conceptual case study of human x AI collaboration. Possibility Studies & Society, [S.l.], v. 0, n. 0, 2023. DOI: https://doi.org/10.1177/27538699231160136. Acesso em: 01 maio 2023.
BEGHETTO, Ronald; MADISON, Ed. Accepting the challenge: helping schools get smarter about supporting students’ creative collaboration and communication in a changing world. Journal of Intelligence, [S.l.], v. 10, p. 80, 2022. DOI: https://doi.org/10.3390/jintelligence10040080. Acesso em: 01 maio 2023.
BORUCHOVITCH, Evely. Escala de motivação para aprender de universitários (EMA-U): propriedades psicométricas. Avaliação psicológica, São Paulo, v. 7, n. 2, p. 127-134, 2008b. Recuperado de: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?pid=S1677-04712008000200003&script=sci_abstract.
BRAUN, Virginia; CLARKE, Victoria. Using thematic analysis in psychology. Qualitative Research in Psychology, v. 3, n. 2, p. 77-101, 2006. Disponível em: http://eprints.uwe.ac.uk/11735.
CARVALHO, Alexandre Tolentino; GONTIJO, Cleyton Hércules. Discursos em interações comunicativas em aulas de matemática e o desenvolvimento da criatividade compartilhada. Quadrante, Lisboa, v. 29, n. 2, p. 109-131, 2020. DOI: https://doi.org/10.48489/quadrante.22573.
CORAZZA, Giovanni Emanuele. Dynamic Creative Process. In: RUNCO, Mark; PRITZKER, Steven. (Eds.). Encyclopedia of Creativity. 3rd ed. Vol. 1. Elsevier, Academic Press, 2020. p. 400-405.
CUBAN, Larry. How teachers taught, constancy and change in American classrooms, 1890–1990. 2. ed. New York: Teachers College Press, 2017.
DUL, Jan. The physical environment and creativity. In: KAUFMAN, James; STERNBERG, Robert (Eds.). Cambridge handbook of creativity. 2. ed. New York: Cambridge University Press, 2019. p. 481-509.
ETELAPELTO, Anneli; LAHTI, Jaana. The resources and obstacles of creative collaboration in a long-term learning community. Thinking Skills and Creativity, [S.l.], v. 3, n. 3, p. 226-240, 2008.
GLĂVEANU, Vlad; LUBART, Todd; BONNARDEL, Nathalie; BOTELLA, Marion; DE BIAISI, Pierre-Marc; DESAINTE-CATHERINE, Myriam; GEORGSDOTTIR, Asta; GUILLOU, Katell; KURTAG, Gyorgy; MOUCHIROUD, Christophe; STORME, Martin; WOJTCZUK, Alicja; ZENASNI, Franck. Creativity as action: Findings from five creative domains. Frontiers in Psychology, [S.l.], v. 4, p. Artigo 176, 2013. DOI: https://doi.org/10.3389/fpsyg.2013.00176.
GOMA, Jane Lopes de Sousa; MANRIQUE, Ana Lúcia; MARTINHO, Maria Helana. A comunicação matemática escrita de futuras professoras dos anos iniciais do Ensino Fundamental envolvendo o pensamento algébrico. Quadrante, Lisboa, v. 29, n. 2, p. 47-67, 2020. DOI: https://doi.org/10.48489/quadrante.22571.
GONTIJO, Cletyton Hércules. Relações entre criatividade e motivação em matemática: a pesquisa e as implicações para a prática pedagógica. In: GONTIJO, Cletyton Hércules; FONSECA, Mateus Giani (Orgs.). Criatividade em Matemática: lições da pesquisa. Curitiba: CRV, 2020b. p. 153-172.
GRÉGOIRE, Jacques. Understanding creativity in mathematics for improving mathematical education. Journal of Cognitive Education and Psychology, New York, v. 15, n. 1, p. 24-36, 2016. DOI: http://dx.doi.org/10.1891/1945-8959.15.1.24.
GUERREIRO, Antônio; MARTINS, Cristina. Avaliação e comunicação na aula de matemática: Conceções e práticas de professores do 2.º ciclo do ensino básico. Quadrante, Lisboa, v. 29, n. 2, p. 6–23, 2020. DOI: https://doi.org/10.48489/quadrante.22570.
GUERREIRO, Antônio; TOMÁS FERREIRA, Rosa Antônia; MENEZES, Luíz; MARTINHO, Maria Helena. Comunicação na sala de aula: A perspectiva do ensino exploratório da matemática. Zetetiké: Revista de Educação Matemática, Lisboa, v. 23, n. 4, p. 279-295, 2015. DOI: http://dx.doi.org/10.20396/zet.v23i44.8646539.
INEP. Sistema de Avaliação da Educação Básica: Evidências do SAEB 2017. Brasília: INEP, 2018.
INEP. SAEB 2021 – Resultados. Brasília: INEP, 2022.
IVCEVIC, Zorana; NUSBAUM, Emily. From having an idea to doing something with it: self-regulation for creativity. In: KARWOWSKI, Maciej; KAUFMAN, James. (orgs.). The creative self: Effect of beliefs, self-efficacy, mindset, and identity. Amsterdam: Elsevier Academic Press, 2017. p. 343-365.
KANHAI, Abhishek SINGH, Bhoodey. Some environmental and attitudinal characteristics as predictors of mathematical creativity. International Journal of Mathematical Education in Science and Technology, London, v. 48, n. 3, p. 327-337, 2017. DOI: http://dx.doi.org/10.1080/0020739X.2016.1241435.
KARWOWSKI, Maciej; LEBUDA, Izabela; Beghetto, Ronald. Creative Self-Beliefs. In: KAUFMAN, James; STERNBERG, Robert (Ed.). The Cambridge Handbook of Creativity. Cambridge: Cambridge University Press, 2019. p. 396-418.
LEAL, Márcia Rodrigues; GONTIJO, Cleyton Hércules; FORMIGA SOBRINHO, Asdrúbal Borges. A criatividade no ensino e na aprendizagem de geometria plana: um estudo realizado com pedagogos. In: KOCHHANN, Andréa (Org.). Educação - Diálogos avançados e caminhos traçados. Goiânia – GO: Scotti, 2020. p. 121-138.
LUBART, Todd. The 7 C's of creativity. Journal of Creative Behavior, [S. l.], v. 51, n. 4, p. 293-296, 2017. DOI: http://dx.doi.org/10.1002/jocb.190.
LUBART, Todd. Creativity across the seven Cs. In: STERNBERG, Robert; KAUFMAN, James (Ed.). The Nature of Human Creativity. Cambridge: Cambridge University Press, 2018. p. 134-146. DOI: https://doi.org/10.1017/9781108185936.012.
MERCER, Neil; DAWES, Lyn; STAARMAN, Judith Kleine. Dialogic teaching in the primary science classroom. Language and Education, Abingdon, v. 23, n. 4, p. 353-369, 2009. DOI: http://dx.doi.org/10.1080/09500780902954273.
MORAN, Seana; JOHN-STEINER, Vera. How collaboration in creative work impacts identity and motivation. In: MIELL, Dorothy; LITTLETON, Karen (org.). Collaborative Creativity, Contemporary Perspectives. London: Free Associate Books, 2004. p. 11-25.
PETROVICI, Constantin; HAVÂRMEANU, Geanina. An educational program of mathematical creativity. Acta Didactica Napocensia, Romania, v. 8, n. 1, p. 13-20, 2015.
POSAMENTIER, Alfred S; KRULINK, Stephen. A arte de motivar os estudantes do ensino médio para a matemática. Porto Alegre: AMGH, 2014.
SFARD, Anna. Commognition. In: LERMAN, Stehpen. (Org.). Encyclopedia of Mathematics Education. Cham: Springer, 2018.
SILVA, Cátia Cândio; BORGES, Fabrícia Teixeira. Análise Temática Dialógica como método de análise de dados verbais em pesquisas qualitativas. Linhas Críticas, v. 23, n. 51, p. 245–267, 2018. DOI: https://doi.org/10.26512/lc.v23i51.8221
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Ensino da Matemática em Debate

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.


