Categorias de argumentação no ensino das operações com números inteiros
DOI:
https://doi.org/10.23925/2358-4122.68746Palavras-chave:
Argumentação justificativa, Ensino de Matemática, Operações com números inteirosResumo
No ensino de matemática, a Argumentação Justificativa pode ser considerada uma alternativa para superar o recorrente binômio memorização/repetição presente nas aulas. A partir disso, apresentamos os resultados de uma pesquisa realizada com professores da educação básica, que teve como objetivo identificar as categorias de argumentos utilizadas no ensino das operações fundamentais com números inteiros. A pesquisa pode ser apontada como sendo qualitativa, de natureza exploratória e descritiva, e, devido ao contexto de isolamento social imposto pela pandemia de Covid-19, nos limitamos a quatro participantes. Os instrumentos de coleta de dados foram a aplicação de um questionário e a realização de entrevistas semiestruturadas, individualmente e de forma remota, com professores da rede pública de ensino e atuantes no nível do Ensino Fundamental. A partir da análise dos dados coletados, de acordo com a técnica da Análise de Conteúdo, os resultados evidenciaram dois cenários distintos diante das operações. Para a adição e subtração, observamos que o foco maior está na argumentação justificativa, através do uso de situações contextualizadas para significar tais operações, enquanto na multiplicação, há uma inversão nesta postura, em que a concentração reside na argumentação explicativa, atestado pela recorrência diretamente às regras e da falta de uma fundamentação para os procedimentos.
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