Ansiedade Matemática
análise bibliométrica da produção científica
DOI:
https://doi.org/10.23925/2358-4122.74604Palabras clave:
Ansiedade matemática, Análise em rede, BibliometriaResumen
O objetivo deste estudo foi conduzir uma análise bibliométrica sobre o fenômeno Ansiedade Matemática (AM). Este fenômeno impacta significativamente em um grande número de indivíduos, levando-os a experimentar emoções como medo, fuga e estresse em contextos relacionados à matemática. A análise bibliométrica foi conduzida empregando as diretrizes da Lei Bradford, que permitiu analisar os periódicos mais produtivos sobre um determinado tema; da Lei de Lotka, que trouxe elementos para a análise da produtividade dos autores; e, da Lei de Zipf, que permitiu analisar a distribuição de palavras-chave indexadoras dos textos. O estudo foi realizado em quatro fases: (1) revisão da literatura pertinente; (2) planejamento e execução da coleta de dados; (3) análise e tabulação dos dados obtidos; e (4) apresentação dos resultados e sugestões para pesquisas futuras na área. Foram identificados 1.175 artigos na base de dados Scopus, buscando o termo “math anxiety” no título, resumo e palavras-chave, sem recorte temporal. Os resultados indicaram que uma maior produtividade está relacionada a afiliações nos EUA, cujo índice de citações globais também é mais elevado. Também foi verificado que há um número substancialmente baixo de autores com dez ou mais publicações sobre o tema. Essa descoberta está alinhada ao baixo grau de desenvolvimento em tópicos de investigação relevantes para a ciência e tecnologia, e alto grau de desenvolvimento em tópicos isolados ou periféricos, assim como a existência de temas emergentes, o que corrobora ao crescimento de estudos sobre AM na última década.
Citas
ARAÚJO, C. A. Bibliometria: evolução histórica e questões atuais. Em Questão, vol. 12, n. 1, p. 11-32, 2006.
ASHCRAFT, M. H.; FAUST, M. W. Mathematics anxiety and mental arithmetic performance: An exploratory investigation. Cognition & Emotion, 8(2), p. 97-125, 1994.
ASHCRAFT, M. H.; KIRK, E. P. The relationships among working memory, math anxiety, and performance. Journal of Experimental Psychology: General, v. 130, n. 2, p. 224–237, 2001.
ASHCRAFT, M. H. Math anxiety: Personal, educational, and cognitive consequences. Current Directions in Psychological Science, v. 11, n. 5, p. 181–185, 2002.
BANDURA, A. Social foundations of thought and action: A social cognitive theory. Englewood Cliffs, NJ:Prentice-Hall, 1986.
BEILOCK, S. L. et al. Female teachers’ math anxiety affects girls’ math achievement. Proceedings of the National Academy of Sciences of the United States of America, v. 107, n. 5, p. 1860–1863, 2010.
BREWSTER, B. J. M.; MILLER, T. Missed opportunity in mathematics anxiety. International Electronic Journal of Mathematics Education, v. 15, n. 3, p. em0600, 2020.
CALLON, M.; COURTIAL, J. P.; LAVILLE, F. Co-word analysis as a tool for describing the network of interactions between basic and technological research: The case of polymer chemsitry. Scientometrics, v. 22, p. 155-205, 1991.
CAREY, E. et al. The chicken or the egg? The direction of the relationship between mathematics anxiety and mathematics performance. Frontiers in Psychology, 6, 2016.
COBO, M. J. et al. An approach for detecting, quantifying, and visualizing the evolution of a research field: A practical application to the Fuzzy Sets Theory field. Journal of informetrics, v. 5, n. 1, p. 146-166, 2011.
DOWKER, A.; SARKAR, A.; LOOI, C. Y. Mathematics anxiety: What have we learned in 60 years? Frontiers in Psychology, 7, 2016.
DREGER, R. M.; AIKEN JR, L. R. The identification of number anxiety in a college population. Journal of Educational psychology, 48(6), p. 344-351, 1957.
ELLIOT, A. J.; THRASH, T. M. The intergenerational transmission of fear of failure. Personality and Social Psychology Bulletin, 30(8), p. 957–971, 2004.
EYSENCK, M. W.; CALVO, M. G. Anxiety and performance: The processing efficiency theory. Cognition & Emotion, 6(6), p. 409-434, 1992
EYSENCK, M. W. et al. Anxiety and cognitive performance: Attentional control theory. Emotion, 7(2), p. 336-353, 2007.
FAUST, M.W. Analysis of physiological reactivity in mathematics anxiety (doctoral dissertation). Bowling Green: Bowling Green State University, 1992.
GUEDES, V. L. S. A bibliometria e a gestão da informação e do conhecimento científico e tecnológico: uma revisão da literatura. Ponto de Acesso, v. 6, n. 2, p. 74-109, 2012.
HARRISON, A. W.; RAINER JR., R. K. The influence of individual differences on skill in end-user computing. Journal of Management Information Systems, v. 9, n. 1, p. 93–111, 1992.
HART, S. A.; GANLEY, C. M.; PURPURA, D. J. Understanding the home math environment and its role in predicting parent report of children’s math skills. Plos One, 11(12), e0168227, 2016.
HEMBREE, R. The nature, effects, and relief of mathematics anxiety. Journal for Research in Mathematics Education, 21(1), p. 33-46, 1990.
HYDE, J. S. et al. Gender Comparisons of Mathematics Attitudes and Affect: A Meta‐Analysis. Psychology of Women Quarterly, v. 14, n. 3, p. 299–324, 1990.
JÚLIO-COSTA, A. et al. Stable measures of number sense accuracy in math learning disability: Is it time to proceed from basic science to clinical application? PsyCh Journal, v. 4, n. 4, p. 218–225, 2015.
JÚLIO-COSTA, A. et al. Heterosis in COMT Val158Met polymorphism contributes to sex-differences in children’s math anxiety. Frontiers in Psychology, v. 10, 2019.
MALONEY, E. A. et al. Intergenerational Effects of Parents’ Math Anxiety on Children’s Math Achievement and Anxiety. Psychological Science, v. 26(9), p. 1480-1488, 2015.
MEECE, J. L.; WIGFIELD, A.; ECCLES, J. S. Predictors of Math Anxiety and Its Influence on Young Adolescents’ Course Enrollment Intentions and Performance in Mathematics. Journal of Educational Psychology, v. 82, n. 1, p. 60–70, 1990.
ORBACH, L.; FRITZ, A. A latent profile analysis of math anxiety and core beliefs toward mathematics among children. Annals of the New York Academy of Sciences, v. 1509, n. 1, p. 130–144, 2022.
ORBACH, L.; FRITZ, A. Patterns of attention and anxiety in predicting arithmetic fluency among school-aged children. Brain sciences, v. 12, n. 3, p. 376, 2022.
PAJARES, F.; KRANZLER, J. Self-efficacy beliefs and general mental ability in mathematical problem-solving. Contemporary Educational Psychology, v. 20, n. 4, p. 426–443, 1995.
PRICE, D. S. O desenvolvimento da ciência: análise histórica, filosófica,sociológica e econômica. Rio de Janeiro: Livros Técnicos e Científicos, 1976.
PROVASNISK, S., PLANTY, M. Community colleges: Special supplement to The Condition of Education. Washington, DC: National Center for Education Statistics, Institute of Education Sciences, 2008.
QUONIAM, L. La Veille Technologique: L'information scientifique, technique et industrielle. La Veille Technologique: L'information scientifique, technique et industrielle, DUNOD, p. 243-262, 1992.
QUONIAM, L. et al. Inteligência obtida pela aplicação de data mining em base de teses francesas sobre o Brasil. Ciência da informação, v. 30, p. 20-28, 2001.
RAMIREZ, G. et al. Math anxiety, working memory, and math achievement in early elementary school. Journal of cognition and development, v. 14, n. 2, p. 187-202, 2013.
RIBEIRO, F. S. et al. Numeracy deficits scrutinized: Evidences of primary developmental dyscalculia. Psychology & Neuroscience, v. 10, n. 2, p. 189, 2017.
RICHARDSON, F. C.; SUINN, R. M. The Mathematics Anxiety Rating Scale: Psychometric data. Journal of Counseling Psychology, v. 19, n. 6, p. 551–554, 1972.
RODRIGUEZ, I. A. et al. Numeracy musical training for school children with low achievement in mathematics. Anales de Psicologia, v. 35, n. 3, p. 405–416, 2019.
SANCHO, R. Indicadores bibliométricos utilizados en la evaluación de la ciencia y la tecnología: Revisión bibliográfica. Revista española de documentación científica, v. 13, n. 3-4, p. 842-865, 1990.
SARFO, J. O. et al. Psychometric Properties of Anxiety Towards Mathematics Scale using Samples from Four Continents. European Journal of Contemporary Education, v. 11, n. 2, p. 504–514, 2022.
TALL, D.; DE LIMA, R. N.; HEALY, L. Evolving a three-world framework for solving algebraic equations in the light of what a student has met before. Journal of Mathematical Behavior, v. 34, p. 1–13, 2014.
TERRY, J. et al. Data from an International Multi-Centre Study of Statistics and Mathematics Anxieties and Related Variables in University Students (the SMARVUS Dataset). Journal of Open Psychology Data, v. 11, n. 1, 2023.
TOBIAS, S. Overcoming math anxiety. New York: W. W Norton & Company, 1978.
TOBIAS, S. Anxiety and cognitive processing of instruction. In: R. Schwarzer (Ed.). Self-related cognitions in anxiety and motivation. Hillsdale, NJ: Lawrence Erlbaum Associates, p. 35-54, 1986.
TRASSI, A. P. et al. Mediating factors of statistics anxiety in university students: a systematic review and meta‐analysis. Annals of the New York Academy of Sciences, v. 1512, n. 1, p. 76-97, 2022.
URBIZAGÁSTEGUI ALVARADO, R. A bibliometria no Brasil. Ciência da Informação, v. 13, n. 2, p. 91-105, 1984.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2025 Ensino da Matemática em Debate

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.


