Reflexões acerca do uso de jogos no contexto educacional de Matemática.
Keywords:
jogos, educação, matemática.Abstract
Guiados por regras e buscando atingir objetivos propostos, os jogos podem ser aliados no âmbito educacional, auxiliando professores e alunos no processo de ensino e aprendizagem. Neste trabalho, são apresentadas algumas definições do que se pode entender por jogo, seguidas de reflexões acerca da possibilidade da utilização dos jogos na educação, com ênfase no ensino de matemática. Por fim, na última seção são apresentadas algumas possibilidades de jogos para aulas de matemática dos anos finais do ensino fundamental.
Metrics
References
CRATO, N.. Jogos Matemáticos. 2004. Disponível em: <http://pascal.iseg.utl.pt/~ncrato/Expresso/JogosMatematicos_Expresso20041120.htm> Acesso em: 11 maio 2018.
GRANDO, R. C.. O conhecimento matemático e o uso de jogos na sala de aula. 2000. Disponível em: < https://pedagogiaaopedaletra.com/wp-content/uploads/2012/10/O-CONHECIMENTO-MATEM%C3%81TICO-E-O-USO-DE.pdf>. Acesso em: 5 maio 2018.
HUIZINGA, J.: Homo Ludens: o jogo como elemento da cultura . Perspectiva: São Paulo, 2010, 6 ed.
MUNIZ, C. A.. Brincar e jogar: Enlaces teóricos e metodológicos no campo da educação matemática. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2010.
MÉDICO JUNIOR, J.. Jogos Aplicação Didática nas Aulas de Matemática. 2017. Disponível em: <http://dspace.nead.ufsj.edu.br/trabalhospublicos/handle/123456789/79>. Acesso em 18 mai. 2018.
MOTA, P. C. C. L. M.. Jogos no ensino da Matemática. (Dissertação de Mestrado), Universidade Portucalense, Portugal. 2009. Disponível em: <http://repositorio.uportu.pt/bitstream/11328/525/2/TMMAT%20108.pdf >. Acesso em 05 mai. 2018.
MOURA, M. O. O Jogo e a Construção do Conhecimento Matemático. In: CONHOLATO, M. C., FARES, J. (Org.). O jogo e a construção do conhecimento na Pré-escola. Série Idéias, n. 10. São Paulo: FDE/Diretoria Técnica, 1991. 130p. Disponível em: Acesso: 05 mai. 2008
MÜLLER, I.. Tendências atuais de educação matemática. Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas, v. 1, n. 1, 2015.
NOGARO, A.; NOGARO, I.. Primeira Infância: espaço e tempo de educar na aurora da vida. Erechim RS: Edifapes, 2012.
RAUPP, A.D., e GRANDO, N. I. Educação matemática: em foco o jogo no processo ensino-aprendizagem. In: BRANDT, C. F.;MORETTI, M. T. (Orgs) Ensinar e aprender matemática: possibilidades para a prática educativa. Ponta Grossa: Editora UEPG, 2016, p. 63-83.
RINO, J.. O Jogo, Interacções e Matemática. APM, 2004.
SALEN, K.; ZIMMERMAN, E.. Regras do jogo: fundamentos do design de jogos. São Paulo: Blucher, 2012.
SERRAZINA, L.. A formação para o ensino de Matemática: perspectivas futuras. Educação matemática em revista, n. 14, p. 67-73, 2018.
SILVA, I. K. O.; MORAIS II, M. J. O.. Desenvolvimento de jogos educacionais no apoio do processo de ensino-aprendizagem no Ensino Fundamental. HOLOS, [S.l.], v. 5, p. 153-164, dez. 2011. Disponível em: <http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/705>. Acesso em: 11 mai. 2018.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.