Frações unitárias: um levantamento de dissertações e teses no brasil publicadas entre 2001 e 2018.

Authors

DOI:

https://doi.org/10.23925/2358-4122.2020v7i1p26-50

Keywords:

FRAÇÕES UNITÁRIAS, ESTADO DA ARTE, EDUCAÇÃO MATEMÁTICA

Abstract

Esta pesquisa realizou um levantamento de dissertações e teses brasileiras desde 2001 até 2018 para identificar, categorizar e constatar como o tema frações unitárias está situado nas pesquisas envolvendo a Educação Matemática. O referencial metodológico foi o estado da arte. Por meio de dois bancos de dados acadêmicos foram identificados alguns itens, com destaque para as principais referencias teóricas e metodológicas de 17 monografias. Na categoria denominada ‘o sujeito de estudo’, observou-se que 58,33% das pesquisas versam sobre alunos dos diversos níveis de escolaridade, 16,67% envolvem livros didáticos de matemática e 25% professores em serviço. Na categoria ‘as principais referencias teóricas’ percebeu-se que 58,8% se baseiam no significado das frações (parte-todo; quociente; razão; operador; medida; probabilidade; reta numérica). Na categoria ‘as abordagens metodológicas’ houve diversidade de referências. Na última categoria observamos que 23,53% das pesquisas caracterizaram as frações unitárias como uma abordagem complementar ao principal objeto de estudo das monografias analisadas: as frações.

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Author Biography

Wagner Marcelo Pommer, UNIFESP/Diadema

 

Trabalho atualmente na graduação e no mestrado acadêmico associado ao curso de Ciências- Licenciatura, da UNIFESP, campus Diadema-SP. Sou bacharel em Engenharia Mecânica pela Universidade Mackenzie (1983) e Física pela PUC/SP (1996). Tenho especialização em Matemática, pela Universidade São Judas Tadeu (1995), mestrado acadêmico em Educação Matemática (PUSP, 2008) e doutorado em Educação (FEUSP, 2012). Minha experiência em pesquisas se situa principalmente nos seguintes temas: Teoria Elementar dos Números e Números Irracionais. Na parte teórico-metodológica o enfoque envolve a Didática da Matemática Francesa, especialmente na Engenharia Didática de Brousseau e Artigue, nos Registros de Representação Semiótica de Duval, na Teoria do Antropológico de Chevallard, na Metacognição e nos Núcleos de Significação.

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Published

2020-04-30

How to Cite

Pommer, W. M. (2020). Frações unitárias: um levantamento de dissertações e teses no brasil publicadas entre 2001 e 2018. Ensino Da Matemática Em Debate, 7(1), 34–70. https://doi.org/10.23925/2358-4122.2020v7i1p26-50

Issue

Section

Artigos