Collaborative Research with Teachers who Teach Mathematics

autonomy, learning and continuing education

Authors

  • Joana Pereira Sandes Universidade de Brasília e Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal. https://orcid.org/0000-0001-6514-9074
  • Geraldo Eustáquio Moreira Professor Adjunto da Universidade de Brasília - UnB-Faculdade de Educação, Departamento de Métodos e Técnicas. https://orcid.org/0000-0002-1455-6646

DOI:

https://doi.org/10.23925/2358-4122.2021v8i3p84-107

Keywords:

Pedagogical practices, Children, Continuing education, Teachers, Mathematics

Abstract

This article aims to analyse whether carrying out activities/tasks proposed for the first year of elementary school contributed to the improvement of students' intellectual autonomy. We opted for a qualitative approach, of the explanatory type, for the investigation. As for the procedures, we used field research and research in a collaborative perspective. For the construction of information, in the classroom, we work with participant observation and with the focus group. We used content analysis based on Bardin (2016) to assess the responses/reports collected by the focus group. The research subjects were three teachers from the first year of elementary school and students from these classes and the location, a public school in the Federal District. The article reflects on the initial training of teachers and the continuing education of pedagogues who teach Mathematics. Discussions referring to the practice of teachers were carried out through the analysis of activities proposed in each of the three classrooms. The results revealed that the pedagogical practices contributed, to a great extent, to the improvement of the children's intellectual autonomy; there were positive effects of the research in the collaborative perspective regarding teacher training, with regard to pedagogical practice and the learning of mathematical concepts, and there were learnings of important mathematical concepts for students.

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Author Biographies

Joana Pereira Sandes, Universidade de Brasília e Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal.

Doutoranda em Educação, na linha de pesquisa em Ensino de Ciências e Matemática, pelo PPGE/UnB. Mestre em Educação, também pelo PPGE/UnB. Pedagoga, com principal atuação na Educação Infantil e com os anos inicias do Ensino Fundamental. Após a conclusão do Mestrado em Educação desenvolveu diversas oficinas pedagógicas na área da Educação Matemática, especialmente para docentes da Educação Infantil e dos anos iniciais. A base dessas oficinas é sua dissertação cujo tema é "O desenho como representação do pensamento matemático da criança no início do processo de alfabetização". Atuações profissionais que considera importantes: tutora dos cursos: Pró-Letramento Matemático e Educação Infantil: Educar e Cuidar com a Linguagem Matemática, ambos junto aos professores da Secretaria de Educação do Distrito Federal e a participação como conteudista, em projeto televisivo, na área da Educação Matemática, para a TV Escola. A última turma em que atuou foi com a de 2º Período - Educação Infantil (SEEDF). Participa atualmente do Projeto de Pesquisa: "Dzeta Investigações em Educação Matemática - DIEM", que tem por objetivo desenvolver trabalhos e pesquisas relacionadas ao ensino e aprendizagem de Matemática, assentados nos pressupostos teóricos e metodológicos da Educação Matemática, em diferentes abordagens e perspectivas.

Geraldo Eustáquio Moreira, Professor Adjunto da Universidade de Brasília - UnB-Faculdade de Educação, Departamento de Métodos e Técnicas.

Possui Doutorado em Educação Matemática pela PUCSP (2012), com Estágio Doutoral na Universidade do Minho (Portugal); Mestrado em Educação pela UCB (2005); Pós-Graduação em de Ensino da Matemática pela UNICLAR (2000); Licenciatura em Ciências pela UEG (1996); Licenciatura em Matemática pela UNOESTE/SP (1999) e Licenciatura em Pedagogia pelo Instituto Superior Fátima/DF (2013). Realizou Pós-Doutorado (pesquisador colaborador) em Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (ProPEd/UERJ, 2020), sob supervisão da Prof.ª Dr.ª Maria Isabel Ramalho Ortigão. É Professor Adjunto da Universidade de Brasília - UnB, atuando na Faculdade de Educação, no Departamento de Métodos e Técnicas, vinculado aos Cursos de Educação (Licenciaturas) e é Professor/Pesquisador da Pós-Graduação, níveis Mestrado e Doutorado, do Programa de Educação (PPGE), onde desenvolve pesquisas assentadas na Linha Educação em Ciências e Matemática, relacionadas à Educação Matemática; à Matemática e à Educação. É, também, consultor e avaliador Ad Hoc do INEP/MEC/SINAES e avaliador Ad Hoc de revistas na área de Educação Matemática e Educação. Tem feito pesquisa, ensino e extensão associados a uma atuação profissional que busca consolidar abordagens construtivistas na formação de professores de Matemática, sobretudo nas subáreas da Matemática, da Educação Matemática Inclusiva, da Etnomatemática e da Cognição Matemática. Associado a estes aspectos, tem atuado pela profissionalidade, trabalho e condições da docência de professores que ensinam Matemática; epistemologias e etnociências. Focaliza, de forma complementar e associada às questões de identidade e saberes, na formação para a docência neste campo, sobretudo no plano das didáticas específicas de Educação Matemática, Matemática e Educação Matemática Inclusiva. É líder do grupo de pesquisa "Dzeta Investigações em Educação Matemática - DIEM". Secretário Geral da SBEM Nacional (2019 - 2022).

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Published

2021-12-27

How to Cite

Pereira Sandes, J. ., & Eustáquio Moreira, G. . (2021). Collaborative Research with Teachers who Teach Mathematics: autonomy, learning and continuing education. Ensino Da Matemática Em Debate, 8(3), 84–107. https://doi.org/10.23925/2358-4122.2021v8i3p84-107

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Artigos