Percepções sobre o ensino de fração a partir de uma revisão de literatura com foco em práticas docentes e uso de materiais didáticos
DOI :
https://doi.org/10.23925/2358-4122.68986Mots-clés :
Revisão de Literatura, Pesquisa Bibliográfica, Ensino de FraçõesRésumé
Este artigo objetiva expor percepções sobre o ensino de fração a partir de uma revisão de literatura com foco em práticas docentes e uso de materiais didáticos. Essa revisão de literatura é parte constituinte de uma pesquisa de Mestrado Profissional em andamento. A revisão explora a importância de metodologias inovadoras e o uso de
materiais concretos para facilitar a compreensão dos conceitos fracionários, discute a necessidade de uma
abordagem que transcenda a memorização de regras e algoritmos e promova um entendimento mais significativo sobre as frações, e expõe, ainda, os desafios enfrentados pelos professores e a necessidade de uma formação continuada que inclua estratégias eficazes para o ensino de frações. A metodologia adotada é a pesquisa bibliográfica, que coleta informações sobre a temática abordada em dissertações e teses, disponíveis no portal de
periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Os resultados indicam que uma mudança nas práticas de ensino, apoiada por uma formação docente contínua e pelo uso adequado de materiais didáticos, pode transformar a forma como as frações são ensinadas e compreendidas atualmente no Ensino Fundamental dos anos iniciais.
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