Pesquisa Colaborativa com Professoras que Ensinam Matemática

autonomia, aprendizagem e formação continuada

Autores/as

  • Joana Pereira Sandes Universidade de Brasília e Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal. https://orcid.org/0000-0001-6514-9074
  • Geraldo Eustáquio Moreira Professor Adjunto da Universidade de Brasília - UnB-Faculdade de Educação, Departamento de Métodos e Técnicas. https://orcid.org/0000-0002-1455-6646

DOI:

https://doi.org/10.23925/2358-4122.2021v8i3p84-107

Palabras clave:

Práticas pedagógicas, Crianças, Formação continuada, Professores, Matemática

Resumen

Este artigo tem como objetivo analisar se a realização de atividades/tarefas propostas para o primeiro ano do ensino fundamental contribuiu para o aprimoramento da autonomia intelectual dos estudantes. Optamos por uma abordagem qualitativa, do tipo explicativa, para a investigação. Quanto aos procedimentos utilizamos a pesquisa de campo e a pesquisa na perspectiva colaborativa. Para a construção das informações, em sala de aula, trabalhamos com a observação participante e com o grupo focal. Empregamos a análise de conteúdo baseada em Bardin (2016) para a apreciação das respostas/relatos coletados pelo grupo focal. Os sujeitos da pesquisa foram três professoras do primeiro ano do ensino fundamental e os estudantes dessas turmas e o local, uma escola da rede pública de ensino do Distrito Federal. O artigo traz reflexões quanto à formação inicial de professores e à formação continuada do pedagogo que ensina Matemática. Discussões alusivas à prática das docentes foram feitas por meio da análise de atividades proposta em cada uma das três salas de aula. Os resultados revelaram que as práticas pedagógicas colaboraram, em grande medida, para o aprimoramento da autonomia intelectual das crianças; houve efeitos positivos da pesquisa na perspectiva colaborativa quanto à formação docente, no que se refere à prática pedagógica e à aprendizagem de conceitos matemáticos e, houve aprendizados de importantes conceitos matemáticos para os estudantes.

 

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Biografía del autor/a

Joana Pereira Sandes, Universidade de Brasília e Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal.

Doutoranda em Educação, na linha de pesquisa em Ensino de Ciências e Matemática, pelo PPGE/UnB. Mestre em Educação, também pelo PPGE/UnB. Pedagoga, com principal atuação na Educação Infantil e com os anos inicias do Ensino Fundamental. Após a conclusão do Mestrado em Educação desenvolveu diversas oficinas pedagógicas na área da Educação Matemática, especialmente para docentes da Educação Infantil e dos anos iniciais. A base dessas oficinas é sua dissertação cujo tema é "O desenho como representação do pensamento matemático da criança no início do processo de alfabetização". Atuações profissionais que considera importantes: tutora dos cursos: Pró-Letramento Matemático e Educação Infantil: Educar e Cuidar com a Linguagem Matemática, ambos junto aos professores da Secretaria de Educação do Distrito Federal e a participação como conteudista, em projeto televisivo, na área da Educação Matemática, para a TV Escola. A última turma em que atuou foi com a de 2º Período - Educação Infantil (SEEDF). Participa atualmente do Projeto de Pesquisa: "Dzeta Investigações em Educação Matemática - DIEM", que tem por objetivo desenvolver trabalhos e pesquisas relacionadas ao ensino e aprendizagem de Matemática, assentados nos pressupostos teóricos e metodológicos da Educação Matemática, em diferentes abordagens e perspectivas.

Geraldo Eustáquio Moreira, Professor Adjunto da Universidade de Brasília - UnB-Faculdade de Educação, Departamento de Métodos e Técnicas.

Possui Doutorado em Educação Matemática pela PUCSP (2012), com Estágio Doutoral na Universidade do Minho (Portugal); Mestrado em Educação pela UCB (2005); Pós-Graduação em de Ensino da Matemática pela UNICLAR (2000); Licenciatura em Ciências pela UEG (1996); Licenciatura em Matemática pela UNOESTE/SP (1999) e Licenciatura em Pedagogia pelo Instituto Superior Fátima/DF (2013). Realizou Pós-Doutorado (pesquisador colaborador) em Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (ProPEd/UERJ, 2020), sob supervisão da Prof.ª Dr.ª Maria Isabel Ramalho Ortigão. É Professor Adjunto da Universidade de Brasília - UnB, atuando na Faculdade de Educação, no Departamento de Métodos e Técnicas, vinculado aos Cursos de Educação (Licenciaturas) e é Professor/Pesquisador da Pós-Graduação, níveis Mestrado e Doutorado, do Programa de Educação (PPGE), onde desenvolve pesquisas assentadas na Linha Educação em Ciências e Matemática, relacionadas à Educação Matemática; à Matemática e à Educação. É, também, consultor e avaliador Ad Hoc do INEP/MEC/SINAES e avaliador Ad Hoc de revistas na área de Educação Matemática e Educação. Tem feito pesquisa, ensino e extensão associados a uma atuação profissional que busca consolidar abordagens construtivistas na formação de professores de Matemática, sobretudo nas subáreas da Matemática, da Educação Matemática Inclusiva, da Etnomatemática e da Cognição Matemática. Associado a estes aspectos, tem atuado pela profissionalidade, trabalho e condições da docência de professores que ensinam Matemática; epistemologias e etnociências. Focaliza, de forma complementar e associada às questões de identidade e saberes, na formação para a docência neste campo, sobretudo no plano das didáticas específicas de Educação Matemática, Matemática e Educação Matemática Inclusiva. É líder do grupo de pesquisa "Dzeta Investigações em Educação Matemática - DIEM". Secretário Geral da SBEM Nacional (2019 - 2022).

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Publicado

2021-12-27

Cómo citar

Pereira Sandes, J. ., & Eustáquio Moreira, G. . (2021). Pesquisa Colaborativa com Professoras que Ensinam Matemática: autonomia, aprendizagem e formação continuada. Ensino Da Matemática Em Debate, 8(3), 84–107. https://doi.org/10.23925/2358-4122.2021v8i3p84-107

Número

Sección

Artigos