BUSCANDO NOVAS METODOLOGIAS PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DE ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL I E ENSINO FUNDAMENTAL II EM MATEMÁTICA

Autores/as

Palabras clave:

Gênese Documental, Matemática, Metodologias

Resumen

Este trabalho, parte de um projeto de pós-doutorado em desenvolvimento, tem como objetivo apresentar resultados preliminares a respeito do perfil de algumas escolas de Singapura, equivalentes aos Ensinos Fundamental I e Fundamental II do Brasil e, em particular, as ações desenvolvidas por dois de seus professores para o ensino e para a aprendizagem da Matemática. Foi interesse, para essa pesquisa, verificar em alguns países e, em particular, Singapura, país que figura atualmente como líder em rankings internacionais de avaliação, como são desenvolvidas suas metodologias de ensino e de aprendizagem da Matemática tanto nas escolas quanto por parte de seus professores. Entrevistas foram realizadas com professores para que, no contexto da Gênese Documental de Gueudet e Trouche houvesse uma compreensão dos componentes que estão presentes no processo de transição pelo qual passam os professores desse país sobre os elementos que podem influenciar seu trabalho documental desde seu início até a sua prática em sala de aula. Os resultados em relação aos professores apontam que a Formação de Professores de Singapura é muito importante para um bom desempenho do docente em sala de aula. A partir da metodologia do treinamento da preparação dos conteúdos programáticos e da relação que é feita com a formação geral do professor, torna-se, cada vez mais, visível que esse professor instrumentalize seu trabalho de forma a apresentar resultados positivos na aprendizagem dos alunos.

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Publicado

2019-01-11

Cómo citar

Yamamoto, E. M., Azevedo, V. L. A., & Abar, C. A. A. P. (2019). BUSCANDO NOVAS METODOLOGIAS PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DE ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL I E ENSINO FUNDAMENTAL II EM MATEMÁTICA. Ensino Da Matemática Em Debate, 5(3), 305–320. Recuperado a partir de https://revistas.pucsp.br/index.php/emd/article/view/39914

Número

Sección

Artigos