A TRAJETORIA DOCUMENTAL: uma análise da historia da integração de recursos na prática do professor de matemática

Autores/as

  • Katiane de Moraes Rocha Institut français de l’éducation, École Normale Supérieure de Lyon – França
  • Luc Trouche Institut français de l’éducation, École Normale Supérieure de Lyon – França. https://orcid.org/0000-0001-5601-2930

Palabras clave:

Recursos, Desenvolvimento Profissional, Trajetória documental, Trabalho coletivo

Resumen

A mudança tecnológica no cenário educacional acentua a importância e as potencialidades dos recursos no trabalho do professor. Nesse sentido, o professor cria, ao longo do tempo, uma história de produção de recursos que denotamos de trajetória documental. Neste artigo, buscamos discutir a seguinte questão: quais contribuições o trabalho coletivo pode causar para a trajetória documental do professor? Para isso nos fundamentamos nos pressupostos teóricos da Abordagem documental do didático. Nossa discussão é pautada na análise de dados referentes a uma professora francesa que leciona matemática no Ensino Fundamental. O trabalho dessa professora está sendo acompanhado de diversas maneiras: na produção de planejamentos, por maneiro de um diário de bordo, entrevistas e reuniões coletivas na escola. Esse acompanhamento está de acordo com os princípios da investigação reflexiva. Este trabalho está em andamento no quadro de uma tese de doutorado, todavia alguns resultados iniciais podem ser observados, dentre os quais destacamos dois: o primeiro é a forte influência do trabalho coletivo na produção de recursos de uma professora analisada; e o segundo é relativo à presença de um recurso Mise em train que condiciona a criação de vários outros recursos, sendo denotada assim um metarecurso.

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Citas

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Publicado

2019-01-11

Cómo citar

Rocha, K. de M., & Trouche, L. (2019). A TRAJETORIA DOCUMENTAL: uma análise da historia da integração de recursos na prática do professor de matemática. Ensino Da Matemática Em Debate, 5(3), 321–341. Recuperado a partir de https://revistas.pucsp.br/index.php/emd/article/view/40917

Número

Sección

Artigos